"Eu tenho uma amiga cujo marido é cozinheiro."

Tradução:J'ai une amie dont le mari est cuisinier.

May 22, 2017

6 Comentários


vinialvesx

Então 'dont' é um pronome relativo, mas qual sua diferença de uso para 'que' e 'qui'?

May 22, 2017

ruama_semtempo

Que é o prenome relativo que substitui o objeto direto.

  • Eu comprei as bananas. = J'ai acheté les bananes. (bananes é o objeto direto da oração que transformarei em subordinada)
  • As bananas não estão maduras. = Les bananes ne sont pas mûres.
  • As bananas que eu comprei não estão maduras. = Les bananes que j'ai achetées ne sont pas mûres.

Qui substitui o sujeito.

  • A tempestade destruiu a plantação. = La tempête a détruit la plantation. (tempête é o sujeito da oração que transformarei em subordinada)
  • A tempestade durou vinte minutos. = La tempête a duré vingt minutes.
  • A tempestade que destruiu a plantação durou vinte minutos. = La tempête qui a détruit la plantation a duré vingt minutes.

Dont substitui os objetos indiretos precedidos pela preposição de.

  • Eu me lembro do homem. = Je me souviens de l'homme.(homme é o objeto indireto da oração que transformarei em subordinada)
  • O homem é alto e careca. = L'homme est grand et chauve.
  • O homem do qual eu me lembro é alto e careca. = L'homme dont je me souviens est grand et chauve.

E, por um motivo similar, dont também significa cujo(a).

  • Eu tenho uma amiga. = J'ai une amie.
  • O marido da minha amiga é cozinheiro. = Le mari de mon amie est cuisinier.
  • Eu tenho uma amiga da qual o marido é cozinheiro. = J'ai une amie dont le mari est cuisinieur.

Só que esse "da qual" não soa bem em português, então a gente usa cujo.

Mais aqui: https://www.thoughtco.com/french-relative-pronouns-1368937.

May 23, 2017

vinialvesx

Obrigado Ruama, era justamente o complemento 'de' na tradução que não acompanhava.

May 23, 2017

mona722

copine não pode ser também amiga?

November 27, 2017

choracavaco

Pode.

March 31, 2019

PaolaSBitt

Copine é mais utilizado no sentido de namorada

September 29, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.