O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/1535862

É possível aprender inglês sem gramática?

Esses dias eu tava pesquisando na internet sobre pessoas até professores falando que aprenderam inglês e que é possível aprender inglês sem gramática. Dai fiquei me perguntando, como uma pessoa realmente aprende um idioma sem gramática? será mesmo que isso é realmente possível ?

Minha opinião : sim e não, isso leva muito mais tempo do que uma pessoa que aprendeu a gramática. quando nós crescemos e aprendemos nossa língua materna, nós aprendemos sem gramática, mas porque nos somos praticamente obrigados a aprender o idioma e a entender como o mundo a nossa volta funciona, e com 5-7 anos de idade nós já temos uma boa comunicação com nosso pais, familiares e amigos perto de nós. mas com a escola você realmente vira um fluente naquele idioma, você aprender escrever, você aprende a entender escrita, você aumenta muito mais seu vocabulário e etc...

Conclusão : é possível você aprender a se comunicar e até entender o idioma falado, mas sem gramática você é um analfabeto !!sem ofensas!! no idioma. Gramática é importante e é uma ferramente sim no aprendizado de um novo idioma e nós devemos aprende-la sim! é chato? é, mas quando você aprende você abre mais uma porta de aprendizado para seu idioma e torna isso um processo mais fácil.

NÃO DEIXE A GRAMÁTICA PRA DEPOIS !

"Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje " - Tati Bernardi

Se você tem uma opinião diferente conte comentários.

Bons Estudos Galera.

1 ano atrás

28 Comentários


https://www.duolingo.com/eli566907

muitas pessoas aqui no brasil não sabem gramática ,mas isso não as impede de falar português fluente

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

basta ir a um país cujo idioma seja inglês e você vai ficar mais fluente do que muita gente que conhece várias regras gramaticais, mas não convive com nativos

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

this is my opinion.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Se a pessoa sabe falar fluente o idioma ela sabe gramática mesmo ela não sabendo que aprendeu gramática, mas tudo bem, todos tem sua opinião. acho que as pessoas estão me entendo completamente errado aqui :).

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Victor_Martins.

Por mais que gramática seja chato de estudar no ponto de vista de alguns, acaba ajudando muito na hora de estudar e evita muita dor de cabeça, tendo como intenção ensinar as regras com clareza. Ainda sou consideravelmente novo no estudo de inglês, porém ocasionalmente eu erro várias vezes em sequência expressões específicas e quando eu procuro saber o porquê, acabo aprendendo.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/TG.2017
TG.2017
  • 14
  • 14
  • 10
  • 8
  • 7
  • 7
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 4
  • 4
  • 4
  • 4
  • 4
  • 3

bem eu acho que e possível aprender sem gramatica

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Oi Tg2017, Sim é possível, mas acho que demora muito mais.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/TG.2017
TG.2017
  • 14
  • 14
  • 10
  • 8
  • 7
  • 7
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 4
  • 4
  • 4
  • 4
  • 4
  • 3

se olhar por outro lado nao e tanto nao

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jhu-Dias

Só é bom estudar gramática quando vc adquire um pouco de fluência (consegue se comunicar). Começar o estudo com a gramática pode ser mt frustrante. Mas ñ necessariamente vc ñ sabe nd sobre as regras, pois dá p/ perceber alguns padrões depois de ouvir mt a língua. PS: Há um cara (ñ lembro o nome dele) q era catador de latas e ñ sabia nem o português escrito, porém, o convívio com os gringos nas praias fez ele aprender 5 idiomas (com fluência), ou seja, dá sim :v

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Não disse que não dá, mas com certeza é um caminho muito mais difícil, ainda mais pra quem não tem dinheiro suficiente para ir para um país aprender um idioma, Existe também casos que pessoas vão para os estados unidos e não sabem falar inglês a não ser o básico do básico. esse catador de latas pode sim ter aprendido a falar o idioma, mas é um processo muito mais demorado e sem contar que você ficaria sem a escrita e leitura. ( talvez um pouquinho mais muito pouco ).

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jhu-Dias

Sim... Só que vc consegue aprender sem a gramática, assim como aprendemos a nossa língua nativa. Ñ é necessário mt dinheiro(por isso citei o catador) e nem viajar(mtas dessas pessoas q viajam e voltam sem saber, normalmente, é pq no seu círculo- trabalho, hotel ou casa- usam mais a sua própria língua e ñ o inglês). A escrita é uma dádiva q ñ deve ser esquecida, mas tbm ñ deve ser priorizada quando o objetivo é ser fluente. Por isso digo q aprender gramática só é bom quando vc já tem noção de como é o idioma. Depois de saber se apresentar e fazer algumas perguntas com naturalidade, é hora de se aprofundar no estudo através de aulas(de preferência com nativos- no Youtube há vários- e no idioma deles com legenda no msm). No Brasil, há mts analfabetos (isso ñ é ofensa, é um fato) o próprio catador q citei é um( ñ sei se ainda é), e isso ñ os impedem de aprender a se comunicar em português ou em outro idioma, agr se eles quiserem se aprofundar( o q é mais indicado) em alguma língua, terão q recorrer à gramática.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

"A escrita é uma dádiva q ñ deve ser esquecida, mas tbm ñ deve ser priorizada quando o objetivo é ser fluente."

A escrita não é uma dádiva , é uma habilidade que você aprende estudando, e sim tudo que você não pratica ou usa pode sim ser esquecida, a não ser que você seja uma das pessoas com mentes super dotadas, mas pra nós pessoas comuns não. E claro que você saber escrever/leitura faz parte de ser fluente, como assim não ? ? ? ainda mais no mundo atual... como você vai trabalhar, estudar sem saber escrever ou ler? ser fluente é ter as quatro habilidades de comunicação, Escutar, falar, ler, escrever. aprender um idioma é ter contato com ele. tudo que você ler, e escuta e você e não sabe você pode aprender naquele momento e se você não usar eventualmente você vai esquecer. Gramática é uma ferramenta importante na parte de escrita e leitura e até na parte da fala, acredite um dia você vai lembrar do que estou tentado te dizer, a não ser que você queira fica em um nível baixo no inglês por um "bom tempo". Gramática está em todo lugar até onde você menos espera, você pode desistir e deixa-la vencer-ti ou aprende-la. That's the truth, trust me and good luck.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Mas mesmo assim obrigado por deixar sua opinião de como você ver o aprendizado em línguas, Bons estudos.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jhu-Dias

Digo q é uma dádiva pq é um excelente meio de comunicação, é um presente, uma habilidade surpreendente q a humanidade desenvolveu :v E ser fluente é ser espontâneo, ou seja, falar rápido e compreensível; você não PRECISA da gramática ou saber ler e escrever p/ isso. PORÉM, quando se quer aprender um idioma e se aprofundar nele, é sim necessário. Ademais, para esclarecer, eu falei justamente q essa habilidade ñ deve ser esquecida, ou seja, temos que lembrar de estudá-la e ñ que é algo inesquecível "como andar de bicicleta". Eu sou do grupo de pessoas q preza o aprendizado, ñ importando o assunto ou idade; gosto de ajudar as pessoas a verem q elas são capazes de aprender qualquer coisa q quiserem, inclusive outra língua, o que p/ mtas pessoas é algo "impossível". O nosso sistema de aprendizado em línguas estrangeiras é falho, pq só ensinar as regras gramaticais e ñ a pronúncia; isso frustra muita gente, pq se acham incapazes por ñ verem resultados. E você aprendendo a falar, vc consegue aprender as regras da gramática; mas aprendendo as regras, vc ñ consegue aprender a falar, tem que ouvir primeiro. Soooooooooo... I have studied english for a loooooong time... About two years ago, I didn't speak English, just "I don't speak English"( because it's a important phrase). I was frustrated, I had fear when I was speaking in English, because I only studied the grammar rules, no the pronounce. Now, I know that the most important thing is the comunication, not the rules. :v

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/LevyEstevam

É bom você conhecer a gramática e entendê-la para quando você se deparar com algo sobre já estar ciente do que significa. Porém, se prender nela você terá dificuldade na sua aprendizagem.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Concordo, não precisa se prender na gramática ou ser o "Sr. Gramática", mas entende-la é completamente necessário.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Irisigo

uma criança de cinco anos sabe se comunicar com os pais e parentes,porém não entende nada de gramatica isto no idioma Português que e mais difícil,,você pode aprender comunicar se em inglês sem gramática, mas algumas palavras vão ficar sem concordância.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Tá certo, você aprende a se comunicar, mas até quando você aprende a se comunicar você aprende gramática rs, as vezes até do jeito errado. mas para escrever/ler é outra história :), obrigado pela sua opinião bons estudos.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/luanpdx

well, maybe

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/luiza746821

E claro

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/1535862

Obrigado a todos pelos comentários e suas opiniões respeito todas elas!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/FelipeKail.an

Lingot pelo acento "~" em "opinião" !!!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

foi mal qualquer coisa, so dei opiniao, nao sei se to certo ou errado. e tambem respeito a opiniao de todos. e desejo que todos consigam a fluencia, inclusive eu. to com preguiça de por acento nas palavras, nao vou ganhar lingot.kkkk

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

i wish you all hapiness

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

faltou um p,happiness

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/FelipeKail.an

Não, eu dei um lingot porque tá certo ;D

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/eli566907

all right

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/LeciSilva

Eu não acho a gramática necessária para usar bem qualquer idioma. Acho que muita leitura de qualidade é que é sim imprescindível.

1 ano atrás