"Wisst ihr von den Ereignissen?"

Tradução:Vocês sabem dos acontecimentos?

6/1/2017, 10:00:06 PM

6 Comentários


Anborges12

Qual é mesmo o plural da palavra acima: Ereignisse ou Ereignissen? Ou ambos?

8/18/2017, 10:38:45 AM

choracavaco

"Ereignisse" em todos os casos exceto no dativo, no qual recebe um -n: "Ereignissen".

9/1/2017, 7:37:46 PM

Anborges12

Olá, nobre colega! Muito obrigado pela ajuda. A minha dificuldade é saber quando é acusativo ou dativo. Veja:

1 - Das sind gute Ereignisse. Nominativo. Neste caso, eu identifico pela presença do "sind". Corresponde a uma espécie de predicativo em português. .

2 - Er sprichst über Ereignisse (acusativo) Mas nem sempre a regência de uma lingua é igual à de outra. Há preposições/verbos que pedem ora acusativo ora dativo.

3 - Wisst ihr von den Ereignissen? (dativo). Eu reajo, de imediato, pensando que para ser dativo, deveria ser "DEM". Tem que decorar o que a preposição pede. Em português, acusativo (OD) não tem preposição; dativo (OI) tem preposição. A não ser em casos excepcionais como "Amar a Deus" etc.

Imagina falar uma outra língua pensando na sintaxe ou correlacionando com a língua nativa!!! Não dá. A cada emissão de fala ou escrita, tem-se que analisar de forma consciente e não automática, todo um processo. Portanto, nunca serei emissor nesta língua, apenas um modesto e limitado receptor. Língua estrangeira, após uma certa idade, aprende-se, mas não se adquire. Linguagem pertence à ordem da aquisição e não da aprendizagem (demora muito). Grande abraço!

9/2/2017, 5:11:08 PM

choracavaco

É muito simples e não tem nada a ver com a sintaxe do português: "von" sempre rege dativo. Um abraço.

9/2/2017, 10:45:10 PM

Anborges12

http://www.aprenderalemao.com/2011/08/preposicoes-lista.html

Caro colega. "Von" é apenas uma preposição. Como eu faço para memorizar (aprender) todas as outras e empregar de forma automática (automatismo psíquico/aquisição) todas as outras rsrsrs como sugere o link acima??? Quando eu decorar a décima da lista, já me esqueci da primeira rsrsrs. Eu estou como a Penélope. Teço/aprendo de dia e à noite desfaço/esqueço. Este é o meu drama. Estou só comentando. Obrigado. Grande abraço. Bom domingo!

Em tempo: Mencionei a sintaxe do português como comparação porque os exercícios têm a tradução como base.

9/3/2017, 11:08:46 AM

Alan.Botelho

Não se preocupe tanto com isso. Um "von" no lugar de "vom" não vai atrapalhar o entendimento de ninguém na Alemanha. É uma nuance que só vai ser levada a ferro e fogo na escrita profissional.

8/24/2018, 2:10:17 AM
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.