"La birra è tua."

Tradução:A cerveja é sua.

July 8, 2017

6 Comentários
Esta conversa está trancada.


fmsdelgado

O que vou dizer pode não ser totalmente correto, porque não li em lado nenhum, no entanto creio que encontrei uma explicação para isto.

Todas as frases que me apareceram em que "algo é teu" ou "algo é tua", nenhuma das frases tinha o "il" ou o "la". Por exemplo: "La birra é tua" ou "Il cane é tuo".

Mas atenção, isto só acontece que há algo na terceira pessoa do singular (ele/ela/ou objeto/coisa) que pertence à segunda pessoa do singular (tu/você).

Basta que sejam "mais do que uma coisa" ou então "uma coisa" a pertecer a "mim", a "nós", a "vós" ou "a eles/elas", e já tem que levar o "i" ou "le" (no primeiro caso) ou o "il" e o "la" (no segundo caso).

Casos concretos:

Caso 1: (A) "La birra é tua" - A cerveja (a coisa) é tua (2 pessoa singular) - não leva "la"

(B) "Le birre sono le tue" - As cervejas (as coisas) são tuas (2 pessoa singular) - leva "le" (C) "La birra e la nostra" - A cerveja (a coisa) é nossa (1 pessoa plural) - leva "la" (D) "Le birre sono le nostre" - As cervejas (as coisas) são nossas (1 pessoa plural) - leva "le"

Caso 2: (A) "il cane e tuo" - O cão (ele) é teu (2 pessoa singular) - não leva "il"

(B) "i cani e i tuo" - Os cães (eles) são teus (2 pessoa singular) - leva "i" (C) "il cane e il nostro" - O cão (ele) é nosso (1 pessoa plural) - leva "il" (D) "i cani sono i nostre" - Os cães (eles) são nossos (1 pessoa plural) - leva "i"

Em suma: (A) "Objeto/coisa" é tua/teu - não leva "il" nem "la" (é a única excepção) (B) "Objetos/coisas" são teus/tuas - já leva "il" ou "le" (C) "Objeto/coisa/objetos/coisas" é/são meu(s)/minha(s), seu(s)/sua(s), nosso(s)/nossa(s), vosso(s)/vossa(s), deles/delas - já leva "il", "i", "la" e "le"

Espero que esteja certo e que ajude ;)


marcos909470

Porque foi suprimido o artigo na frase em italiano? O correto nao seria "la birra e la tua"?


chamillin

"sua" também é correto, inclusive está no vocabulário


PedroCampos94

o ''tua'' não podia ser ''sua''? oxe


terezinha973005

Otima explicação fmsdelgado. Grazie mille.

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.