1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Tu sei un bravo cuoco."

"Tu sei un bravo cuoco."

Tradução:Você é um bom cozinheiro.

July 12, 2017

12 Comentários


DoraF16

Olá, pessoal!

Em resumo...

  • BUON refere-se a algo que a pessoa/animal/coisa É, alguma CARACTERÍSTICA QUE POSSUI. Exalta um aspecto positivo.

  • BRAVO, por outro lado, é um elogio a algo que a pessoa ou animal FAZ, a alguma HABILIDADE QUE DESENVOLVE BEM.


BRAVO

Usado apenas com pessoas e animais, nunca com objetos inanimados.

Usamos para elogiar uma habilidade do sujeito; quando a pessoa ou animal é bom em algo que faz. Pode ser bom no trabalho, em algum esporte, ao falar alguma língua, cozinhando, à forma de se comportar etc.

Outro uso é para cumprimentar/exaltar algo bem feito.
Ao final de um teatro, por exemplo, os espectadores dizem: "bravo!"/"brava!/"bravissima!"...

Carla è una brava ragazza.
Carla é uma boa menina. - Elogio à forma que ela se comporta.
OU
Carla é uma menina boa (em algo). - Elogio à forma que ela faz algo.

Rodrigo Santoro è un bravo attore.
Rodrigo Santoro é um bom ator. - Elogio à forma que ele atua.


BUON/BUONO/BUONA

Tem uso amplo, podemos usar tanto com objetos quanto com pessoas/animais.

Usamos para fazer elogios sobre alguma característica que algo/alguém possuí. Está relacionado ao "conteúdo" da coisa, atribuindo a certo aspecto uma qualidade positiva. Comidas podem ter um gosto bom, filmes podem ter uma boa história, músicas podem ser boas... são características da própria coisa.

Também é usado quando desejamos algo: "buon viaggio!" (boa viagem), "buona giornata!" (tenha um bom dia) etc.

Carla è una buona ragazza.
Carla é uma menina boa. - Uma das suas características é a bondade/possuí boa índole.

Buoni vestiti.
Vestidos bons. - Elogio à qualidade da roupa.


lembrando que...

Objetos: usamos apenas buon/buono/buona/buoni/buone.
Pessoas e animais: podemos usar bravo ou buon/buono/buona/ buoni/buone.

Un buon ristorante...NÃO...un bravo ristorante.

Un buon libro...NÃO...un bravo libro.

Un buon cane...OU...un bravo cane.

Una buona ragazza...OU...una brava ragazza.

bravo vs. buono

bravo - forma de se comportar/elogio a algo que faz;
buon - elogio a alguma característica que possui.

Espero ter ajudado! :)

principal fonte: https://www.italki.com/article/571/how-to-use-bello-bravo-buono-and-bene-in-italian


TeacherEduVoss

Bravo tem emoção, seria melhor colocar outras opções como ótimo, brilhante, excelente, bom não é errado mas não tem tanta emoção quanto bravo!!


WarsawWill

Não penso que "bravo" realmente tem ideia de emoção aqui, onde em inglês simplesemente quer dizer "good".

"1. Capace di eseguire abilmente i propri compiti"
http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/B/bravo.shtml

un bravo operaio
um bom operário

https://www.infopedia.pt/dicionarios/italiano-portugues/bravo

http://dicionario.reverso.net/italiano-portugues/bravo%20cuoco


JoelJnior882738

Quando se usa "bravo" e "buono"?


thiagosilvasc

bravo so quando é para pessoas e buono pessoas e coisa se nao me engano buono é tipo un gelato buono ja bravo é un bravo amico


KateSimsFr

kkkkkkkkkkkkkkkk


FelipeSoares77

por que não posso dizer , você é um cozinheiro brilhante?


WarsawWill

Penso que seria "un cuoco brillante". Mas "brilhante/brillante" não são bastante mais fortes do que "bom/bravo"? - "Meu irmão é um bom cozinheiro, mas minha irmã é uma cozinheira brilhante". Hâ uma diferença, não? (Pelo menos é o caso em inglês)


Thelector

E quando se diz simplesmente: tu sei bravo? Qual o significado mais aproximado?


JamesForelli

pra mim seria "você é bom nisso" ,baseado no que ouço uns falarem em alguns lugares do Brasil seria "você manja"


EleniceCon1

também não sei a diferença entre ´bravo´ e ´buon´...

Conversas Relacionadas

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.