"Penso che lui abbia preso la sua valigia."

Tradução:Penso que ele tenha pegado a sua mala.

1 ano atrás

5 Comentários


EvanioValentini
EvanioValentiniPlus

O verbo pegar tem particípio duplo. Pegar é considerado um verbo abundante, possuindo duas formas equivalentes no particípio, ou seja, particípio duplo com uma forma regular (pegado) e uma forma irregular (pego).

A forma regular é utilizada preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver: ter pegado e haver pegado.

A forma irregular é utilizada preferencialmente na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar: ser pego ou estar pego.

Contudo, a forma regular pegado, considerada a mais correta segundo a norma culta, está sendo cada vez menos usada, privilegiando-se o uso da forma irregular pego.

Exemplos com a forma regular pegado: Não houve problemas porque ele já tinha pegado catapora quando criança. Você foi aos correios, mas seu irmão já havia pegado a encomenda na semana passada.

Exemplos com a forma irregular pego: Não houve problemas porque ele já tinha pego catapora quando criança. Você foi aos correios, mas seu irmão já havia pego a encomenda na semana passada. Tenho medo de ser pego em flagrante! O melhor aluno da turma foi pego colando.

1 ano atrás

BiancaLand4
BiancaLand4

penso que ele tenha pego a sua mala

1 ano atrás

mastertudo
mastertudo

Soa muito melhor dizer pego do que pegado, embora esteja correto.

10 meses atrás

Vagner196484
Vagner196484

é muito mais certo "penso que ele pegou a sua mala"

1 ano atrás

Roberto645627

Ninguém fala "penso" e sim "acho"

11 meses atrás
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.