1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Le mie gonne sono grigie."

"Le mie gonne sono grigie."

Tradução:Minhas saias são cinzas.

July 22, 2017

9 Comentários


LeandroFer183105

Quando escrevo em PORTUGUÊS, nos termos do acordo ortográfico, não estou a errar. Este curso é só para quem fala português do Brasil?


panga123

Claro que não. Temos que ir reclamando quando não é aceite a resposta em Português Europeu.


Z1DvHCLx

são cinzas????


ataskacomeres

O português é complicado. As minhas saias ficaram todas queimadas/ ficaram em cinzas.hihihi. " As minhas saias são DE-COR-CINZA" ou " As minhas saias são cinzentas"(Port.)


AndersonAu326632

Os áudios das palavr individuais são muito baixos.


rickLeonis

Imagino quem é homem kkkk


IrisGardino

as saias pegaram fogo e viraram cinzas? Afff!!! São cinza (no singular) ou cinzentas.


ARNALDOCOR18

Plural das cores

Para definir o plural das palavras referentes a cores, devemos observar que elas podem ser simples ou compostas, assim como pertencentes à classe gramatical dos adjetivos ou substantivos.

Por exemplo, se dizemos "as camisas azuis", estamos usando "azuis" como adjetivo.

Se dizemos "a calça laranja", estamos usando um substantivo para indicar a cor da calça, pois laranja é nome de fruta.

Cores simples

Cores que são apenas adjetivos:

Observe algumas cores que são realmente adjetivos, com o respectivo plural:

amarelo - amarelos

azul - azuis

branco - brancos

preto - pretos

verde - verdes

vermelho - vermelhos

Além das cores, também são adjetivos os vocábulos claro, escuro, castanho, que têm o plural claros, escuros, castanhos.

Em todos esses casos, o plural ocorre como nos outros adjetivos, ou seja, são flexionados em gênero e número:

vestidos amarelos

camisas azuis

sapatos brancos

blusas pretas

saias verdes

toalhas vermelhas

olhos castanhos

Cores que podem ser substantivos

São originalmente substantivos, sendo transformadas em adjetivos por derivação imprópria.

Entre elas, podemos citar: laranja, cinza, rosa, violeta, gelo, areia, creme, vinho, entre outras.

Neste caso, ficam invariáveis no plural:

vestidos rosa

camisas laranja

blusas violeta

paletós cinza

paredes gelo

calças vinho

cortinas creme

Cores compostas

As cores também podem formar palavras compostas. Caso os dois elementos sejam adjetivos, somente o segundo elemento é flexionado:

Comprei uma camisa com listras verde-claras. Ela tinha os lábios vermelho-claros. Ele tem olhos castanho-escuros. Os brasileiros vestiam camisetas verde-amarelas. Ele tem sapatos azul-claros.

Se um dos elementos for uma cor derivada de um substantivo, o composto fica invariável:

As camisas do time eram verde-água. Comprei três canetas amarelo-limão. Os uniformes do exército são verde-oliva. Ganhei dois casacos amarelo-ouro. O colar tinha três pedras azul-turquesa. Usei tons rosa-claro e verde-musgo na decoração da sala. A loja vendia saias vermelho-sangue.

Observação: "azul-celeste" e "azul-marinho" são exceções à regra de flexão de nome de cores, ficando invariáveis.


AndrePregn

"Le mie", indicam que são: "As minhas"... Essa resposta ( As minhas sais são cinzas ) deveria ser aceita.

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.