1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "I pesci sono arancioni."

"I pesci sono arancioni."

Tradução:Os peixes são laranjas.

July 28, 2017

21 Comentários


DanielaRod322572

A cor laranja, assim como a cinza, não tem plural.


Dezo_

Exato. Se usássemos "alaranjado", aí sim haveria concordância de gênero e número, mas como "laranja" é um adjetivo derivado de substantivo, não varia.


VargasDigi

Em português do Brasil, a cor laranja não segue o plural 'laranjas'. Não se há de confundir peixes com frutos de árvore, quando muito, serão frutos do mar. Minha resposta deve ser aceita: "Os peixes são laranja."


Paulo752937

Nem em português do Brasil nem em mais nenhum... peixes são peixes e laranjas são laranjas. :)


Dezo_

O colega acima está correto. Adjetivos que derivam de substantivos concretos (laranja, violeta, rosa, gelo, creme, cinza etc.) não flexionam. O correto é Os peixes são laranja, e não laranjas.

Por outro lado, adjetivos que existem apenas para qualificar as cores, variam: azul, branco, alaranjado, verde, roxo etc.

Portanto, você poderia dizer Os peixes são laranja (sem flexão), ou Os peixes são alaranjados (com flexão).

Aliás, na sua segunda frase, se você disser que Laranjas são laranjas, você está dizendo que a fruta laranja é a fruta laranja. Se quiser dizer que a fruta é da cor laranja, deve dizer As laranjas são laranja/alaranjadas.

Logo, a frase que aparece acima (Os peixes são laranjas) está gramaticalmente incorreta.


SueliRovere

Não se conjuga o plural do adjetivo nesse caso.


corujinhadrm

"Laranja", no singular. Reportemos.


JaneilsonHD

Agora É aceita!


RafaRiff

Mas...

São peixes ou são laranjas?


Jefferson734600

Il colore arancione é invariabile. Pesce arancione! Pesci arancione.


Karla671514

L'arancia è arancione. Le arance sono arancioni. Il pesce è arancione. I pesci sono arancioni. La scarpa è arancione. Le scarpe sono arancioni.


IrisGardino

cor emprestada não tem plural. E peixes são peixes; não são laranjas. Laranjas são frutas!!!


Roseli785972

Eu so endendo ela falando e e sempre e i


CarlosSine5

Enquanto não se familiariza com o som, na dúvida use a reprodução lenta, e atente também para o verbo, verificando se deve ser plural.


Ravidoi

São laranjas??? Frutas?


Manuela326075

Está correta e deu como errada


roneynhaddad

Hora de estudar português (de novo) Duolingo! Não se diz "os peixes são laranjas", mas sim, "os peixes são laranja", caso contrário seria como transformá-los em frutas!


Walkiria785188

Minha resposta está certa


CarlosSine5

Escrevi errado por saber da ignorância do Duolingo, que não aceita as sugestões pertinentes

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.