1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Gli uccelli"

"Gli uccelli"

Tradução:Os pássaros

August 3, 2017

10 Comentários


RaiRech

porque algumas frases tem ''i'' e outras ''gli''?


Dezo_

O sistema de artigos definidos do italiano é mais complexo que o do português, e é classificado da seguinte maneira.

  • il, lo, l' (artigos masc. sing): lo é usado quando a palavra seguinte inicia-se pelas consoantes s, z, x, gn e ps; il para as demais consoantes; l' quando a palavra seguinte inicia-se por vogal.

Exemplos:

  1. il ragazzo, il libro;

  2. lo psicologo, lo studente;

  3. l'animale, l'uomo.

  • i, gli (artigos masc. plur.): i é o plural de il, e gli é o plural de lo e de l'.

Exemplos:

  1. i ragazzi, i libri;

  2. gli psicologi, gli studenti;

  3. gli animali, gli uomini.


  • la, l' (artigos fem. sing): la é usado quando a palavra seguinte inicia-se por consoante, e l' quando se inicia por vogal.

Exemplos:

  1. la donna, la cucina;

  2. l'amica, l'ombra.

  • le (artigo fem. plur.): usado para o plural em todos os casos.

Exemplos: le donne, le cucine, le amiche, le ombre


ClaraClayt1

Muito obrigada pelo informação


GaussSampa

Perfeito, obrigado!


SoniaFerre551389

Obrigada. Ajudou muito.


elidaweber_

Obrigada, me esclareceu algumas dúvidas!


ivan231439li

Bravo, bravissimo.


GabrielMan519374

"i" é o plural de "il" "gli" é o plural de "lo"


Weimar514703

10/11/2018. Não é tão simples assim. Tem a regrinha de ouro que TEM de ser memorizada (a regrinha está exaustivamente explicada nas lições do plural).


Malvinarodr

Dezo, grazie mille

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.