"Luicihaportateallozoo."

Tradução:Ele nos levou ao zoológico.

1 ano atrás

4 Comentários


EvanioValentini
EvanioValentiniPlus

Deveria aceitar: "Ele nos trouxe no zoológico.". Afinal de contas, "portate", neste caso, pode ser traduzido como trouxe ou levou.

1 ano atrás

ValeriaSQ
ValeriaSQ

Acredito que sua frase não foi aceita causa do "no". No caso deveria se usado "ao". Mas talvez vc tenha razão quanto as palavras trouxe e levou e as duas já são aceitas. Coloquei "Ele nos levou ao zoo" e foi aceito.

1 ano atrás

JlioCsarKumara

Por que "Portat(E)"? A conjugação não é com o verbo avere? "Portat(O)?

1 ano atrás

WarsawWill
WarsawWill

Embora o participio de "avere" não muda de acordo com o sujeito, sim pode acordar com um objeto direto que precede o verbo. Com "mi", "ti", "ci" e "vi" o acordo é facultativo, portanto aqui poderia ser "portato/portati/portate", mas com os pronomes da 3a pessoa e "ne" o acordo é obrigatório.

http://aulalingue.scuola.zanichelli.it/benvenuti/2010/12/23/concordanza-tra-il-soggetto-o-loggetto-e-il-predicato/

11 meses atrás
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.