"Vidicocheèacqua."

Tradução:Eu digo a vocês que é água.

1 ano atrás

16 Comentários


PedroSaOlive

Coloquei da maneira mais usada, a coloquial "digo a vocês que é água" e foi rejeitado.....

1 ano atrás

belsazar0
belsazar0Plus

Insistem ainda em utilizar pronome oblíquo para começar sentenças, na linguagem erudita nunca deve começar uma frase assim. Digo-vos que é água.

1 ano atrás

UDR.
UDR.

Pra mim apareceu objeto para voces :/

6 meses atrás

DanielHLaguna

Exacto. Ridículo. Deve ser corrigido.

1 ano atrás

dmpires

Não aceitou "digo-lhes que é água". (???)

1 ano atrás

UDR.
UDR.

Tem uma ambiguidade vocês/eles

6 meses atrás

1961mario

No português não se incia frase com pronome oblíquo antes do verbo. O correto é "Digo-vos que é água".

1 ano atrás

EgidioIani
EgidioIani

Registrei Digo-vos... e o sistema programado recusou. Observo que aprender um idioma ainda é na tradicional gramática adquirida em boas livrarias, com método proveitoso. Tecnologia continua fruto de amadores.

1 ano atrás

JaneilsonHD
JaneilsonHD

Disse o cara que tem 9 idiomas no duolingo.

Se acha isso mesmo é só comprar os livros e parar de usar aqui!

10 meses atrás

MyriamdosS1

Totalmente de acordo com o comentário de Pedro SaOlive, 1961mario e dmpires. As três opiniões estão de acordo com a lingua brasileira, o português.

1 ano atrás

vinicius.m831894

No português usado no Brasil não se utiliza esse pronome "vos". O uso atual seria: "Te digo que é água" - "Digo para você que é água".

1 ano atrás

DanielHLaguna

Errado. A frase evidentemente se trata de plural, portanto, no português brasileiro, as seguintes respostas deveriam ser aceitas: ''digo-lhes/digo a vocês/digo para vocês que é água. As suas sugestões estão incorretas, porquanto se tratam de singular.

1 ano atrás

vinicius.m831894

Bem observado Daniel, está na 3ª pessoa.. contudo minha observação ainda é válida, pois me refiro também ao registro da língua. O sistema Duolingo só reconhece o registro europeu (vos) e não o brasileiro (vocês). De fato, nenhum das opções que você apontou, que inclusive estão corretas, são aceitas pelo sistema. É necessário adicionar o registro brasileiro como correto entre os possíveis.

1 ano atrás

luizvitorio
luizvitorio

Aceitou "Digo a vocês que é água."

1 ano atrás

Adolfo834914

O correto: vos dizeis que é água ou vocês dizem que é água (digo: 1ª pessoa do singular)

1 ano atrás

lulupalhares
lulupalhares

não, o sujeito da frase é "io", "vi" é o objeto

1 ano atrás
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.