1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Stai attento al tuo portafog…

"Stai attento al tuo portafoglio."

Tradução:Esteja atento a sua carteira.

August 6, 2017

19 Comentários


cristinacunhaPT

Deveria aceitar: "Está atento à tua carteira" e não corrigir para "Esteja atento à tua carteira" que está errado. se é "Esteja" terá de ser "você", (como está aqui em cima na solução) (versão melhor para BR), se aceita "tua" terá de aceitar " Está", (melhor para PT) e que aliás corresponde exatamente à frase em italiano. Já reportei. (21/11/17)


Ruians

Uau, estamos a 22 de Maio de 2019 e o erro mantém-se!


thiagoveig10

A frase em italiano indica que a pessoa atenta a carteira deve ser o próprio dono. Já a sua tradução pode significar que uma outra pessoa está a tenta a carteira, dessa forma sua sugestão insere uma ambiguidade completamente desnecessária na frase.


Guilherme381166

Como é possível que o erro se mantenha em 2020?? O que se passa com o Italiano no Duolingo?? (12/05/2020)


RuiBrando5

Qual erro? A tradução do Duolingo está correta. O único erro é o de não aceitar em alternativa a tradução "Está atento à tua carteira", segunda pessoa do singular, menos usada no Brasil mas bastante usada em Portugal.


BillyFBalderrama

RuiBrando5, a tradução está errada sim. Para ser "esteja", o correto em italiano seria "stia", ou seja, "stia attento al tuo portafoglio", e não "stai", que aí sim seria "estás atento à tua carteira". E no Brasil, a opção "Tenha cuidado com a tua carteira" também estaria correta, até mais do que "estás atento à tua carteira", que, a bem da verdade, soa um tanto estranho no Português brasileiro.


RuiBrando5

Billy, naturalmente você tem direito á sua opinião e eu respeito isso absolutamente, ainda que tenha uma opinião diferente. Apenas posso explicar as razões da minha interpretação. Vou dividi-la em passos.

(1) A frase inicial italiana ""Stai attento al tuo portafoglio" está na segunda pessoa do singular do modo imperativo. O locutor dirige-se a alguém, avisando-o para estar atento à sua carteira (por exemplo tendo cuidado em relação à possibilidade de algum carteirista a tentar roubar). Esta interpretação está de acordo com o comentário do WarsawWill nesta discussão e também do Duolingo.

(2) Dentro desta interpretação, a tradução mais direta para português é: "Está atento à tua carteira". Mantém o modo imperativo e a segunda pessoa do singular. E uma tradução gramaticalmente correta, perfeitamente corrente e natural em Portugal e que portanto deveria ser aceite.

(3) No Brasil (excetuando os estados do sul) o uso da segunda pessoa do singular caiu em desuso, tendo sido substituído pela terceira pessoa do singular com "você" (implícito ou explícito). Assim, a tradução referida em (2) que para mim que sou português soa bem natural pode, como você diz, "soar um tanto estranho no português brasileiro" (não sei como soaria a um brasileiro de Santa Catarina, onde ainda se usa o "tu").

(4) Assim, uma tradução mais consensual (em Portugal também se usa o "você" ainda que seja mais formal do que no Brasil) será: "Esteja atento à sua carteira". A tradução do Duolingo. Aqui usa-se o subjuntivo que é o modo de exprimir o imperativo na terceira pessoa do singular já que o modo imperativo só tem a segunda pessoa. O pronome possessivo é "sua", (terceira pessoa) e não "tua"(segunda pessoa) para evitar o erro de concordância de usar na mesma frase duas pessoas diferentes).

(5) Também não vejo vantagem em deturpar a frase italiana dada, traduzindo "stai attento" por "tenha cuidado". Não vejo razão para que "esteja atento" soe pouco natural aos brasileiros. Senão como se diria em português-br, por exemplo, "O aluno esteve atento durante a aula"?

Em conclusão: a tradução do Duolingo parece-me correta já que é a mais natural no Brasil e também usada em Portugal, usando a terceira pessoa do singular (tratamento por "você"). Em alternativa o Duolingo deve também aceitar a tradução que mencionei em (2) - tratamento por "tu" - que também é gramaticalmente correta embora seja mais natural em Portugal do que no Brasil.

Esta é a minha opinião mas como disse acima respeito que o Billy tenha uma opinião diferente.


thaismbento

Aqui no RJ tem que estar atento mesmo!


ADELARA.MO

Stai deveria ser traduzido como ESTÁS, sendo 2ª pessoa do singular, ESTEJA soa estranho.


WarsawWill

Não sei se soe estranho (não sou falante de português), mas acho que sei por que não é "estás". Sim, esto é 2° pessoa do singular, mas aqui não é o indicativo, mas o imperativo - "Watch out for / Be careful with" em inglês. E como "você" se usa mais no Brasil, Duo usou a forma imperativa de você, o subjuntivo. Talvez uma tradução mais natural seria algo como "Tem cuidado com sua carteira"

http://context.reverso.net/traducao/italiano-portugues/stai+attento
https://sapere.virgilio.it/parole/coniuga-verbi/stare/Imperativo_presente


RuiBrando5

Estou de acordo. Precisamente porque é a segunda pessoa do singular do imperativo, o Duolingo devia aceitar "Está atento à tua carteira".


Romanelli66

Tenha cuidado com a sua carteira, seria o correto.


BillyFBalderrama

"Cuidado com a tua carteira" obviamente também está certo.


MauricioFu437948

Cuidado com sua carteira


FilipeCost2

Cada hora esse "Stai" tem uma tradução diferente. Deve aceitar mais de uma


WarsawWill

"Stare" ha muitos usos em italiano, um pouco como "estar" e "ficar" juntos. Sou de acordo que mais de uma tradução é possivel aqui, o importante é que deveria no imperativo ou equivalente.


JosFrancis851440

Como? É a carteira que necessita estar atenta? Está ficando comum os erros primários cometidos pelas lições. A resposta é Esteja atento com a sua carteira.


RuiBrando5

Você entendeu mal o significado, quer da frase em italiano quer da tradução portuguesa do Duolingo: Alguém se está dirigindo ao dono da carteira sugerindo-lhe que esteja atento à sua carteira. Não se diz em lado nenhum para a ??carteira estar atenta. Há duas respostas corretas: (1) Está atento à tua carteira (pt) (2) Esteja atento à sua carteira (br).

Em qualquer dos casos, quem está atento, está atento A alguma coisa e não com alguma coisa.


LourdesMel886633

"Atento" está em desuso no português brasileiro. É raramente aplicado. Emprega-se "dar atenção"

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.