"Leicompraglistivali."

Tradução:Ela compra as botas.

1 ano atrás

5 Comentários


Jess972301

Porque se diz gli stivali, e nao i stivali?

1 ano atrás

BibiVebber

Também gostaria se saber. Quando se usa gli e quando se usa i?

1 ano atrás

luizvitorio
luizvitorio

"O artigo definido deve concordar em numero e gênero com o substantivo a que se refere. Também pode concordar foneticamente com a letra inicial da palavra que vier imediatamente após o artigo. Em alguns casos essa palavra pode ser o próprio substantivo, em outros casos pode ser o adjetivo que qualifica esse substantivo."


"gli

→Usa-se antes de palavra masculina no plural que inicia com s + consoante, ou com z, ou com qualquer vogal [✱].

Exemplos:

gli scaffali

gli zaini

gli occhi

gli strani casi (sem o adjetivo, i casi)

gli speciali apparecchi (sem o adjetivo, gli apparecchi)"


i

→Usa-se antes de palavra masculina no plural que inicia com qualquer outra consoante (incluindo s + vogal).

i tavoli

i libri

i sassi

i nuovi strumenti (sem o adjetivo, gli strumenti)


https://jeffersonpalheta.wordpress.com/2017/03/05/regras-de-artigos-em-italiano-quando-usar-il-l-gli-lo-la-le/

1 ano atrás

luizvitorio
luizvitorio

Leia a minha resposta a BibiVebber

1 ano atrás

MariaRocha501323

Na frente de st se usa gli.

3 meses atrás
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.