"Dove sei stasera?"

Tradução:Onde está você esta noite?

1 ano atrás

2 Comentários


PaulaSol2
PaulaSol2

Há diferença sim. O "esta" tem sentido de proximidade, só pode referir-se à noite de hoje. O "essa" não necessariamente significa a noite de hoje, aí deve haver um contexto na frase. Se falar "Esta noite", é certeza de que é a de hoje, não precisa de complemento; caso fale "Essa noite", espera-se um complemento (ou recorre-se ao que já foi dito anteriormente no contexto). Estamos acostumados na língua falada a usar ambos como significando a mesma coisa, mas, gramaticalmente, um tem sentido anafórico e o outro catafórico.

6 meses atrás

vinicius.m831894

"Esta" e "essa" no português usado no Brasil não possuem diferença de significado no uso. Portanto: "Onde está esta noite?" e "Onde está essa noite" teriam o mesmo sentido.

1 ano atrás
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.