"A segunda-feira não trabalho."

Tradução:Il lunedì non lavoro.

August 26, 2017

8 Comentários
Esta conversa está trancada.


TeacherEduVoss

o correto seria "na segunda"


CarlosSine5

Concordo, em português fica melhor " na segunda..."


Giulia287561

Alguém consegue me explicar o uso das preposições com os dias da semana/meses. Não entendi direito quando devo usar "in" e quando uso "a"


JooVitorDa200692

Também queria saber!


Giulia287561

Joo, postei a dúvida há mais de 3 anos... de lá para cá aprendi bastante.

com dias da semana se usa a preposição di ou o artigo definido il (ou la se for com domenica) para nos referirmos a alguma atividade que ocorre sempre naquele dia. Se for uma atividade esporádica não usamos nada antes. Ex: Il lunedì studio italiano, a volte lo faccio pure materdì. (Eu estudo sempre na segunda --, por isso uso o artigo --, mas na terça não é sempre --, por isso não uso o artigo.

meses usamos a preposição a: A gennaio vado al mare. Ou a preposição in: Siamo in gennaio.

estações do ano usa-se a preposição in, mas se falamos de uma atividade que ocorre sempre, usamos a preposição di: D'estate fa sempre molto caldo.

Para uma descrição mais completa, acesse o fórum: https://forum.duolingo.com/comment/47405190 Item 12 (datas)


Rosangela279607

Acho que o melhor seria "às segundas-feiras não trabalho".


AngeloPava6

Pq "non lavoro Lunedì" está errado?


Giulia287561

Angelo, em italiano, quando se trata de um dia da semana que você faz sempre a mesma atividade, usa-se o artigo Il (e la se for domenica) ou a preposição di.

A frase não deixa claro, mas a ideia é que a pessoa nunca trabalha segunda-feira, por isso deve usar o artigo.

Ex: Il lunedì studio italiano, a volte lo faccio pure materdì. (Eu estudo sempre na segunda --, por isso uso o artigo --, mas na terça não é sempre --, por isso não uso o artigo. Deu para entender?)

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.