1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. Como se adaptar a um teclado …

https://www.duolingo.com/profile/FelipeKail.an

Como se adaptar a um teclado AZERTY (teclado francês)

Se você quer escrever textos em francês profissionalmente, com um corretor ortográfico adequado e tudo mais, as pessoas lhe recomendam muito o teclado AZERTY, uma versão customizada do QWERTY pelos franceses. Você também pode configurar o idioma de seu teclado pelo computador para economizar dinheiro, fica a dica.

Porém praticamente todos os brasileiros que encontram um teclado AZERTY ficam perdidos, cometendo muitos erros como:

  • Em vez de digitar gâteau, digitam g¨qtequ.
  • Em vez de digitar J'aime toi, digitam J²qi,e toi
  • São obrigados a digitar A l'aide ou à L'aide pois o teclado AZERTY não tem as letras com acentos na forma maiúsculas.

Se você já passou por algum dos males listados acima, amigo, você não está sozinho. Eu mesmo já passei por uns apertos me acostumando com um destes teclados.

Diferente do teclado em Português, as letras acentuadas do teclado AZERTY já vêm acentuadas, ou seja, para digitar "é", você não aperta ´´ + e, e sim é, no caso, a tecla é se situa onde ficaria o 2 da barra numérica.

Problema: Os únicos acentos disponíveis são: éèçàäëïüâêîôû. Detalhe: todos eles estão minúsculos.

Você já deve ter reparado que as aspas não existem na língua francesa e que são substituidas pelo « e por seu amigo ». Bem, se esses caracteres estivessem disponíveis no teclado AZERTY seria até bem útil...

Problema: « e » não existem no teclado francês.

Vou parar de listar os problemas senão ninguém aqui usa o AZERTY :P

Portanto, já que esse é o teclado oficial francês, temos de achar alguma solução. Se na língua francesa isso existe, no teclado, também!

Aqui vão algumas das soluções que eu encontrei:

  • Eu vi uma planilha do teclado AZERTY na Wikipedia, o que me ajudou a localizar as teclas.
  • Eu colei uma tabela dos caracteres especiais com código Alt (por exemplo... Alt + 0 > 1 > 9 > 2 = À) do lado do teclado do meu computador. Isso vai facilitar até eu decorá-los, você pode achar a tabela completa na internet.
  • Estou respondendo os exercícios do Duolingo que requerem escrita em francês no teclado AZERTY, para facilitar a acostumação.
  • Estou falando com meus amigos franceses com o AZERTY também.

Com isso, é QWERTY no AZERTY! Pera... quê?

Até a próxima! Espero que vocês AZERTYzem muito por aí!

(Observação: Quando eu acabo de escrever o que eu quero eu fico falando besteiras, então deixa eu terminar por aqui ._.)

September 2, 2017

13 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/EloiMROliveira

gostei muito da explicação

September 4, 2017

https://www.duolingo.com/profile/FelipeKail.an

De nada! Isso vai lhe ajudar quando você for para a França e quiser comprar algum computador, ele vai vir com o teclado AZERTY.


https://www.duolingo.com/profile/EloiMROliveira

pode dar-me alguns lingots, por favor?


https://www.duolingo.com/profile/oliveiro55

felipeKail.an,me explique qual a sua metodôgia de estudo,percebo que o ranking seu é assombroso,como voce consegue fazer tantas aulas,me de essa dica !


https://www.duolingo.com/profile/FelipeKail.an

Bom, oliveiro55.

A minha primeira dica é dar um passo de cada vez. Não se consegue nada fazendo tudo ao mesmo tempo, e eu comprovei isso. Claro que, se uma pessoa for habilidosa, ela consegue, porém, não sugiro que aprenda mais de uma língua ao mesmo tempo, não porque vai lhe confundir, mas sim porque ocupa muito tempo e é cansativo/desgastante.

Primeiro aprendi inglês, depois fui para francês e agora estou em japonês, mas nada ao mesmo tempo. De grão em grão é que a galinha enche o papo!

A segunda dica é criar um hábito. Todos os dias, eu tenho que fazer o meu Duolingo, sempre. Não é um vício, e sim um hábito saudável que eu cultivei.

É fácil criar esse hábito! E também se animar a criá-lo. Leia os posts e assista os vídeos da página do Duolingo no Facebook que você logo se anima.

A terceira dica é determinação.

Para aprender uma língua, é preciso praticar diariamente.

A quarta dica é reforçar as unidades! Como se fosse uma academia, treine as unidades e faça disso uma coisa prazerosa.

O jeito mais fácil de fazer isso? Claro, se auto-recompensando!

Eu adoro fazer unidades. Por isso, disse para mim mesmo que eu só poderia avançar no meu curso se todas as unidades estivessem douradas ao mesmo tempo. E não é que deu certo?

A quinta dica, bem como a sexta e a sétima ficam com você. Você, acima de tudo, tem que descobrir o SEU método de aprender línguas. Usando o tinycards do Duolingo, o Anki, escrevendo as coisas em um caderninho (coisa que 50% dos estudantes adoram fazer!), etc.

Você tem que se descobrir estudante! Pense! Aja! Reforce na academia do Duo! Sabe por quê?

Porque você é bilíngue. Porque você é Duolingo.


https://www.duolingo.com/profile/oliveiro55

FelipeKail.an,obrigado pelo mapa do tesouro,vou seguir estas trilhas traçadas por voce,e atingir metas as quais estou em busca,uma delas é o entendimento de uma lingua,e tendo pessoas que são exemplos dentro do Duolingo tem me motivado muito e voce é uma desta, pelo seu esforço e comprometimento,obrigado pela motivação !


https://www.duolingo.com/profile/FelipeKail.an

Não se preocupe! Agradeço sua educação, espero que tenha sucesso no aprendizado de seus idiomas!

Vou lhe dar um presentinho, não é muito, é claro, mas eu não estou mais no período de esbanjar lingots.

Sucesso, viu?^^


https://www.duolingo.com/profile/oliveiro55

obrigado pelo petit cadeau,sucesso para voce também


https://www.duolingo.com/profile/EloiMROliveira

obrigado por me aceitar como amigo


https://www.duolingo.com/profile/chico.rios

O teclado do meu computador é QWERTY, então eu tenho evitado estudar francês pelo computador, preferindo o celular. No iPhone, se você tem o teclado francês configurado, o Duolingo troca automaticamente pro AZERTY quando o exercício pede que você escreva algo em francês. Quando vou (tentar) falar com alguém em francês, também uso o AZERTY. Enfim, minha esperança é que com o tempo eu acabe pegando o jeito. Por hora, ainda é bem complicado hahaha


https://www.duolingo.com/profile/FelipeKail.an

XD É verdade, mas a gente se acostuma com o tempo, só precisa digitar bastante e pega o jeito. O problema é que, no computador não há os caracteres acentuados maiúsculos, enfim.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.