1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Vous voulez vendre vos bijou…

"Vous voulez vendre vos bijoux."

Tradução:Vocês querem vender as suas joias.

September 9, 2017

9 Comentários


FerreiraSouz

Respondi: " Vocês querem vender vossas jóias" , e foi aceita. Dada como correta.

"Mas isso é um erro, está errada!*

Em frases onde se usam pronomes de tratamento, o pronome possessivo fica na 3ª pessoa. Por exemplo: Vossa Excelência trouxe suamensagem?

Você, vocês, são pronomes de tratamento, portanto obrigatoriamente na 3ª pessoa ( seu, sua, seus, suas).

O uso do 'vosso' é errado quando relacionado com «Você / Vocês», ou qualquer outro pronome de tratamento. 12.Agosto.2019.


PereiraAntonio

"Vós quereis vender vossas jóias" foi aceito hoje.


ald012

"Vocês querem vender as vossas jóias" deveria também ser aceito. Escrevi desta forma e o duolingo sinalizou como incorrecto.


Lureco

Por quê não aceita : "Vocês querem vender SUAS joias." Em PORT.(BRA), também está correto desse modo .


Dezo_

Aparentemente o Duolingo não aceitou a omissão do artigo, que é facultativa nesse caso, apenas isso. A resposta que aparece acima é "as suas", com o artigo, mas sua sugestão é correta também. O Duo sempre tem esse tipo de problema, ora só aceita com o artigo, ora sem.


CesarRioBrasil

VOUS pode significar ''os (as) senhores (as)'' ou ''vocês". Escrevi então 'Os senhores querem vender vossas joias', mas o Duolingo corrigiu afirmando que eu deveria ter escrito 'SUAS joias'. Isto não está correto.


Dezo_

Se formos analisar a língua formal, o Duolingo está correto. Os pronomes de tratamento na língua portuguesa (você, o senhor/a senhora, Vossa Excelência, Vossa Senhoria etc.), embora sejam usados para se dirigir à pessoa COM QUEM se fala, recebem as conjugações e possessivos da 3ª pessoa.

Portanto, ao usar "os senhores", por ser um pronome de tratamento, o possessivo deve ser da 3ª pessoa (seu/sua/seus/suas), e não da 2ª pessoa do plural (vosso/vossa/vossos/vossas).

Nesse caso, haveria mistura de pessoas diferentes, é o mesmo caso de dizer "Você vende as tuas joias" ("você", sendo pronome de tratamento, portanto da 3ª pessoa, e "tua", possessivo da 2ª pessoa do singular).

Para que seja adequado o uso de "vosso/vossa/vossos/vossas", o pronome usado deverá ser "vós":

  • VOCÊS querem vender as SUAS joias

  • OS SENHORES querem vender as SUAS joias

  • VÓS quereis vender as VOSSAS joias

OBS: em Portugal, é comum a mistura do pronome de tratamento "vocês" (3ª pessoa) com o possessivo da 2ª pessoa do plural (vosso), entretanto, não são todos os gramáticos que aceitam essa mistura nos termos da língua culta. Outros, porém, dizem que o uso frequente e disseminado dessa forma já deve ser aceito.


CesarRioBrasil

Pensando bem, você tem RAZÃO! O seu (ótimo) texto está correto e faz todo sentido. Parabéns pela grande ''aula''. Obrigado pela mensagem!


AnnaMayer16

Um trava língua isso, misericórdia

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.