"Sto scrivendo un discorso per il marito e la moglie."

Tradução:Estou escrevendo um discurso para o marido e a mulher.

September 11, 2017

7 Comentários


Fabiane698907

Já traduzi uma vez moglie como mulher e deu como errado, e agora traduzi para a esposa e deu como errado. Moglie pode ser mulher também?

September 11, 2017

WarsawWill

Para mim, "mulher" foi aceito. Não sou falante de português, mas penso que "mulher", como "mujer" em espanhol, significa ambas "donna" e "moglie". Olhamos primeiro as palavras italianas:

donna
"Persona adulta di sesso femminile"
http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/D/donna.shtml

moglie
"La donna congiunta in matrimonio con un uomo" http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/M/moglie.shtml

Claramente "mulher" tem o primeiro significado, e para outro? De acordo com Dicio (Br), "As palavras mulher e esposa são sinônimas e podem ser usadas para indicar uma mulher casada.", e o que é mais, dizem que "As palavras marido e mulher são as mais usadas pelos falantes"
https://duvidas.dicio.com.br/esposo-ou-marido-esposa-ou-mulher/

Ciberdúvidas (Pt) é mais matizado, dando a "esposa" um significado mais específico (mais como "sposa" em italiano), e ainda suggere que "A forma mais aceita para designar a mulher casada é ... mulher"
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/mulher-ou-esposa/1482

Também têm outro comentário aqui:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/meu-marido-minha-mulher/32958

Finalmente, no Reverso, ambas traduções são usadas:
http://context.reverso.net/traducao/italiano-portugues/moglie

October 23, 2017

WarsawWill

Só por causa de interesse, algumas traduções modernas paralelas da página Grimmstories, onde "mulher" parece ser o equivalente usual de "moglie":

La moglie di un ricco si ammalò
Era uma vez um homem muito rico, cuja mulher adoeceu

(Cenerentola / Cinderela)

C'era una volta un pescatore e sua moglie;
Era uma vez um pobre pescador e sua mulher.

(Il pescatore e sua moglie / O pescador e sua mulher)

Davanti a un gran bosco abitava un povero taglialegna che non aveva di che sfamarsi; riusciva a stento a procurare il pane per sua moglie e i suoi due bambini:
Em frente a uma grande floresta morava um pobre lenhador com a mulher e dois filhinhos;

(Hänsel e Gretel / Joãozinho e Margarida)

prima di andare a letto, disse a sua moglie:
Antes, porém, de ir para a cama, disse à mulher:

(Gli gnomi / Os gnomos)

October 24, 2017
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.