O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/Jormungundr

Como Aprender Qualquer Língua no Tempo que você quiser! Duolingo!

Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

Olá, tudo bem?

Sou Victor Rëis (se lê /Rais/ rsrs) , tenho 18 anos, curso Letras na Universidade de Brasília (UnB) e adquiri dicas super valiosas de como aprender qualquer língua e quantas línguas quiser em pouco tempo com os meus mestres de Pós-Doutorado! Antes de mais nada quero lhe desejar Boas Vindas ao programa de Imersão Virtual!

Antes de explicar o passo-a-passo tenho que te contar uma histórinha pra você entender o que deve fazer:


  • Quando você nasceu (se foi no Brasil), qual foi a primeira coisa que você aprendeu? Ler, escrever, ouvir ou falar? Isso mesmo, "OUVIR"!

  • Logo, com o falar dos seus pais, o mimo dos seus avós, familiares ou aqueles que cuidaram de ti, tu foi aprendendo a assimilar imagens, significados e o ouvir da palavras em si!

  • Você aprendeu a ouvir um monte de coisa e logo em seguida aprendeu à "FALAR" aquelas coisas que você "VIA" e "OUVIA"!

  • As 1°as palavaras foram PAPAI, MAMÃE, AU AU, MIAU e outras. Diante disso, com o passar do tempo você foi expandindo o seu HORIZONTE DE SINTAGMAS, ou "LÉXICO"!

  • Somente depois de uns 4, 5 ou mais anos que você foi começaaaaarr a "LER" uma palavrinha aqui, outra ali, um "passarinho" ou "cachorro" lá e entre outras.

  • Ao mesmo tempo você começou à treinar a sua caligrafia e a escrever essas palavras.

  • Em seguida formou uma frase pequena como "Eu gosto de chocolate" e passou a fazer variações dela como " Eu gosto de música" ou "Eu amo música", sempre trocando pequenos vocábulos = D

  • Logo, o processo de Assimilar aquilo que você já conhecia no mundo com o que estava escrito levou muuuito mais tempo ainda, isso é conhecido como "ALFABETIZAÇÃO".

  • Depois desse loooongo processo, você pode-se considerar "FALANTE FLUENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA", ainda que hajam pequenas variações regionais, o êxito da comunicação é o que importa xD


Ok Victor, entendi que o processo pelo qual eu passei foi OUVIR -> ASSIMILAR -> FALAR -> LER -> ESCREVER -> VARIAR. Mas como eu vou usar o Duolingo como base e o seu método para aprender QUANTAS e QUAISQUER línguas no tempo que eu quiser ?!?!

Calma, calma, vamos fazer com uma língua e depois te ensino como fazer com várias =D Vou utilizar o Inglês como base.

Eu vou dar um passo-a-passo para aqueles que vão desde o iniciante até o avançado, se você ver que já está 1 ou 2 passos à frente, ÓTIMO, mas reconsidere os anteriores, Ok?

Lembre-se, para isso você precisa ter fé, foco e muuuita determinação, você não vai aprender nada por Osmose, Tá?

Existem algumas regrinhas:

1) Treine ao menos 20 minutos TODOS os dias, SEM PARAR!

2) Treine em um lugar e um horário sem pessoas para te desmotivar e atrapalhar, isso é um saco = (

3) Se você quer aprender, então FAÇA POR ONDE! VOCÊ MERECE E VOCÊ VAI CONSEGUIR TUDO COM O SEU ESFORÇO, ACREDITE EM MIM!

4) REPITA TUDO em voz alta e APRENDA de uma vez por todas a pronúncia correta. OUÇA, REOUÇA e REPITA, ninguém vai te ensinar a falar direito, só você tentando e errando. SE VIRA JACARÉ! rsrs

5) Se esforçe ao MÁXIMO para manter uma rotina! Se um dia ou outro não der beleza, mas dizer que está cansado do trabalho ou com preguiça, sério mesmo? Então vai lá pagar um cursinho (desculpa mas é a realidade)

6) Tenha um caderno ou uma pasta separada no computador só pra ir anotando dúvidas, poréns, coisas interessantes, regrinhas e observações.

7) Se quiser aprender 2, 3 ou 4 línguas ao mesmo tempo, você tem que seguir o passo-a-passo abaixo TODOS OS DIAS e FIELMENTE! Se estiver sobrecarregando a cabeça, diminua para 3, 2 ou foque em 1 só!

Vamos lá!

1° Passo: Aprender palavras de acordo com cada grupo. Por exemplo: Você vai pegar o grupo "Natureza" e vai aprender como OUVIR e FALAR a palavra "árvore" em Inglês. Depois "floresta", "campo", "deserto" e assim por diante. Repita a santa pronúncia quantas vezes tiver até acertar e assimile o significado em português.

2° Passo: Depois de ficar uma semana, um dia ou o tempo que você precisar, tu vai aprender a "LER" e "ESCREVER" aquelas palavrinhas. No momento em que ler tente falar aquela palavra da maneira correta. Você já pode ir usando o Básico do Duolingo pra isso.

  • (Tem gente que gosta de aprender a Ouvir, falar, ler e escrever tudo ao mesmo tempo. Ok, pode ser até bom, mas você tem que se lembrar que uma língua antes de mais nada é uma COMUNICAÇÃO ORAL DE UM POVO! Sóooo lá depois que ela vem a ser ESCRITA, portanto aprenda a falar direitinho as palavras e depois a escrevê-las ao passo que as lê! Se você quer excelência no seu processo de aprendizado FAÇA POR ONDE! =D)

3° Passo: Se você for daquelas pessoas que não sabe nadinha de nada de Inglês, vá devagar, com calma, incrementando o seu Léxico dessa forma. Você não aprendeu Português da noite pro dia, certo? Considere que se esse for o seu caso, a fluência é um programa para 1 ano!

4° Passo: Depois de ter assimilado alguns grupos como "Natureza", "Objetos", "Brinquedos", "Dias da semana", "Expressões" e sei lá, muita coisa, ou se você já tiver uma boa base de vocabulário, vocês já podem ir pro 5° Passo!

  • (Quem tiver tido Inglês desde pequeno vai concordar comigo e dizer que na escolinha os professores SEMPRE ensinaram assim, então você ai marmanjo véio não ache ruim não rsrs)

5° Passo: Agora vem a coisa daora! Use o Duolingo (ou por outro meio se quiser) para aprender PEQUENAS FRASES e faça VARIAÇÕES! Use tudo o que você aprendeu e brinque com as palavras, esse é o SEU MOMENTO! Não se preocupe com regras nem nada, apenas nas frases, palavras e expressões que aprendeu até o momento!

  • (Não tenha vergonha! TODAS AS VEZES QUE APARECER UMA SANTA FRASE EM INGLÊS, REPITA!!!! Mesmo que saia TUDO errado e bugado, ou as pessoas riam de você, não ligue, saia de perto, vá para o seu quarto, tire um ligar reservado, É VOCÊ QUEM ESTÁ SE ESFORÇANDO! E tenha certeza, vai conseguir =D)

  • Até esse momento, você deve ter levado uma vida ou pelo menos uns meses pra chegar até aqui, certo? Ou você aprendeu tudo do nada kkk?

6° Passo: Depois de aprender uns "Hi, how are you?", "Hi, I'm fine, thanks, nice to meet you!" e talz, aqui vem o X da questão.

A PARTIR DE AGORA VOCÊ VAI SE ATENTAR ÀS REGRAS, TEMPOS VERBAIS, EXCEÇÕES E OUTROS!

COMO MEU VICTOR DO CÉU? Simples, no próprio Duolingo, ao entrar em uma sessão, você tem a explicação logo abaixo das lições e também você tem uma caralh*da de vídeo no YouTube ensinando, páginas na internet e entre outros. Como eu disse, não to aqui pra fazer milagre, mas para você ver por outros olhos como é FÁCIL aprender QUALQUER língua.

7° Passo: Vá acompanhando o programa do Duolingo dessa forma, assimilando significado, som, fala, leitura, escrita, regras, tempos verbais e exceções.

TA bom cara, cheguei até aqui e você não me disse nada! Olha, pra ser bem sincero eu te dei o manjar dos deuses, mas se você não tentar com essa dica e TER NA SUA MENTE QUE É FACIL, SIMPLES, EU CONSIGO LEMBRAR E TUDO MAIS você jamais vai se desprender de cursinho, vai ter que dar dinheiro pra professores e ficar lá uns 5-7 anos pagando igual um BOT pra fazer exatamente tudo oque eu disse por aqui, triste né?

Tá Victor, legal, gostei e to motivada(o), mas como eu faço com línguas como Russo, Grego e Japonês que tem um alfabeto TOTALMENTE diferente? Simples, veja só.

1° Passo: Antes de você iniciar os outros passos lá em cima, você vai:

  • Pegar a tabela do Alfabeto da língua
  • Aprender o NOME e o SOM de cada letra
  • Aprender a PRONUNCIAR corretamente
  • Aprender a escrever a letra
  • Decorar se for o caso, igual o Japonês = (

2° Passo: somente depois de ter DOMINADO aquele alfabeto é que você vai seguir em frente, certo?

Pois é minha gente, quem disse que seria fácil? Hoje, com esse pensamento e dicas, eu consigo até mesmo brincar com vários idiomas tipo, eu pego a palavra "água" e falo ela em 8 idiomas diferentes.

Com determinação, eu consigo aprender vários ao mesmo tempo, só que recomendo uns 2 e no máximo 3 para vocês terem sucesso!

Outras dicas para você aperfeiçoar a sua audição, o maior problema de todos!

  • Escute uma música lenta e acompanhe a legenda escrita
  • Ao ver filmes, séries LEGENDAS, tente imaginar na sua cabeça o que está escrito em Português na tela só que na língua que você quer
  • Não olhe pra legenda, escute o abençoado falando em Inglês (por exemplo), tente ter uma ideia do que ele disse e depois olhe pra legenda em PT e tire suas conclusões, sério, parece idiota, mas foi o que me levou à fluência = O -Pegue exercícios de vestibular classificados por dificuldade. Eu fiz um monte desses na minha época e os fáceis ficaram mais fáceis ainda e os dífíceis menos problemáticos.
  • Leia e traduza por dia 1 parágrafro de uma notícia de um jornal Americano como o "The Times", se você ler um Britânico (BBC) vai dar um nó na sua cabeça mas vale a pena tentar.
  • Escute e Repita as frases do Duolingo. Mas TODAS, mesmo se for para escrever em portugues a resposta, REPITA O QUE O SANTO DISSE que você vai ver a diferença xD

Hoje em dia, com menos de 6 meses, eu sou

  • Fluente em Inglês
  • Avançado em Espanhol
  • Intermediário em Francês, Italiano
  • Básico em Alemão, Sueco, Norueguês, Russo
  • Tenho um pézinho em Grego e Japonês mas me desinteressei haha

Com isso eu garanto pelo menos me virar muito bem nos EUA, Europa e América Latina sussa!

Ah, e como você enfia tudo isso na sua cabeça? Sinceramente? Nem eu sei, só indo com calma, brincando com as palavras e pensando que sempre cabe mais uma hahaha

Enfim minha gente, é o melhor que eu consegui escrever e não tem muito por onde fugir, língua estrangeira é dedicação, tudo o que eu relatei é pra tentar encorajar, desmistificar ou guiar vocês na sua jornada. Caso eu venha a reler e queira atualizar o post eu venho com novas informações! Desejo Boa Sorte à todos!

1 ano atrás

12 Comentários


https://www.duolingo.com/DoctorPete1

yes

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

=D

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Kaenenara

Muito obrigada! Estava desmotivada com o aprendizado de uma nova língua, o que não é nada fácil, mas o seu comentário me deu novo animo e várias dicas que já compartilhei com os amigos, muito obrigada! :)

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

Poxa, de nada! Quero melhorar esse post ainda mais xD Qualquer coisa que precisar estou por aqui!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/JENIFERFER258167

Muito interessante, adorei.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

Eu também achei muito interessante, quero melhorar a forma como eu escrevi isso mas quando eu recebi isso dos meus mestres na faculdade eu fiquei de cara de como é tão fácil haha

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/raffdd
raffdd
  • 21
  • 18
  • 18
  • 12

Obrigado por compartilhar isso conosco.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

Menino do céu, como você tem o nível tão alto? rsrs Parabéns pelo esforço e de nada, amo compartilhar isso com a comunidade <3

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/dea4fh

oh thanks man

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

you're welcome!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Ferraiyra
Ferraiyra
  • 18
  • 8
  • 8
  • 6
  • 5

Não li tudo, mas adorei até onde deu !

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Jormungundr
Jormungundr
  • 10
  • 6
  • 6
  • 5
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2

kkk sorry, vou deixar o post mais dinâmico e curto = D

1 ano atrás