"La festa è nel mio quartiere."

Tradução:A festa está no meu bairro.

October 30, 2017

3 Comentários


RoinujNosde

Quartiere lembra quarteirão. Têm a mesma origem?

October 30, 2017

WarriorCleberz

Não.

November 21, 2017

WarsawWill

Talvez o significado seja diferente hoje, "quarteirão" parece ser "isolato" em italiano, mas sua pergunta se trata de suas origens, e acho que a resposta é sim.

De fato, como ambas palavas descrevem parte de uma cidade, e como ambos idiomas vem de latim, seria muito surpreendente se eles não compartilhassem uma raiz comum. Acho que ambas, juntos com a palavra inglês "quarter" (como em "the old quarter of the city") vêm de uma palavra latina que originalmente significara um quarta parte de algo - "quartarius".

De acordo com do sito etimo, a palavra italiana "quartiere" é relacionado com as palavras francês "quartier" e português "quartel" (que lembra "quarters" em inglês) e vem da palavra latina "quartarius" - "la quarta parte di una città o casa"
https://www.etimo.it/?term=quartiere

E no Wikipedia:
"Il termine quartiere deriva dal numero dei settori, quattro, in cui erano suddivise molte città medievali, impostazione già adottata per le città fondate dagli antichi Romani, in cui l'accampamento (castrum) era suddiviso in quattro parti dall'intersezione delle due strade principali, il cardo e il decumano. I quattro quartieri formatisi con questa soluzione urbanistica sono tuttora esistenti in alcune città antiche o medievali"
https://it.m.wikipedia.org/wiki/Quartiere

De acordo com Infopedia, "quarteirão" é o aumentativo masculino singular de "quarteiro", que por sua vez vem do latim "quartarĭu" - «a quarta parte de uma medida» (em nehilp.org é de "quartarĭum") :
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/quarteiro

E "quartarium" parece ser simplesmente o caso accusativo de "quartarius"
https://www.latin-is-simple.com/en/vocabulary/noun/14519/

May 6, 2018
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.