"J'ai du sel et de l'eau."

Tradução:Eu tenho sal e água.

November 15, 2017

5 Comentários


BrunaTatto

Como sei quando usar "du" e "de"?

November 15, 2017

ruama_semtempo

Du é um artigo partitivo, assim como de la e de l', que é como um artigo indefinido para substantivos incontáveis (que precisam de uma unidade de medida para serem quantificados: um litro, dois pedaços, 3 quilos, 4 copos, etc.). Por exemplo, quando se tem uma unidade qualquer de algo qualquer, usa-se obrigatoriamente os artigos indefinidos um/uma (português) e un/une (francês).

  • Il y a une pierre dans ma chaussure. = Tem uma pedra no meu sapato.

Quando o substantivo é incontável, não se usa artigo nenhum em português, mas o artigo partitivo aparece obrigatoriamente em francês.

  • Il y a du sable dans ma chaussure. = Tem __ areia no meu sapato.

Se o substantivo for contável (como uma pedra, uma maçã, um gato, uma ideia, etc.), novamente não se usa artigo nenhum em português para o plural, porém, em francês, o artigo indefinido plural é obrigatório.

  • J'ai un chat. = Eu tenho um gato.
  • J'ai des chats. = Eu tenho __ gatos.

A concordância é a seguinte:

  • Se o substantivo começa com vogal ou -h mudo, use de l': "de l'argent" (dinheiro), "de l'huile" (óleo);
  • Se o substantivo começa com consoante, use du para masculino e de la para feminino: "du fromage" (queijo), "de la patience" (paciência);
  • Se o substantivo é plural, use des: "des cheveux" (cabelos), "des idées" (ideias), "des hommes" (homens).

Du, de la, de l' e des viram de em frases negativas (exceto após o verbo être) e são omitidos após verbos e expressões que já contenham a preposição de. Des também vira de caso o adjetivo preceda o substantivo.

  • Je bois du lait. > Je ne bois pas de lait. (Eu bebo leite. > Eu não bebo leite.)
  • Tu as besoin d'argent. = Você precisa de dinheiro. (expressão: avoir besoin de)
  • Il a mangé beaucoup de chocolat. = Ele comeu muito chocolate. (expressão: beaucoup de)
  • Elle porte de belles chaussures. = Ela está usando sapatos lindos.
November 15, 2017

Nilceia14

"Merci". Mto obrigada. Mto esclarecedor. Mto completa sua explicacão.

November 15, 2017

LuluzinhaC7

A metodologia é sempre confusa! Aguarde para que aprenda a língua primeiro para depois vir com essa imensa frase!

January 19, 2018

LuluzinhaC7

Parei

January 19, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.