1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "O óleo é dela."

"O óleo é dela."

Tradução:L'olio è suo.

November 26, 2017

15 Comentários


jcantarini

Se "O óleo é dela", por que a resposta é "L'olio è suo" e não "L'olio è sue"?


LuigiMorgan

Em italiano, os possessivos devem concordar com o substantivo. "Olio" é masulino singular, então você deve usar "suo" e não "sue".


LuizPlacid

Assim como no português. "O livro é seu", "A caneta é sua", não importa de quem é o livro ou a caneta...


zerocordeiro

Neste caso é diferente, porque na terceira pessoa em português o possessivo concorda com a pessoa: "a caneta é dele", "o livro é dela"


jeferson625595

Pesquisa na net mano, tabelas de possessivos en italiano, ten videos tbm ensinando.

Na frase, nao importa se é "dela ou dele" devemos co siderar a palavra "Oleo" em italiano "olio" e uma palavra masculina (sempre no italiano, pq pessoas confundem masc no italiano e no portugué, (ex: cobra e um nome feminino, mas em italiano e masculino "serpente"), e olio esta no singular, sendo assim, se vc ir na tabela vai ver que para lui/lei no masculino/singular se utiliza o suo, e acrescenta o auximiar.


voidIndigo

Então como diferenciar dele e dela?


RubiaCely

Em caso de ambiguidades deve se usar o "di lei" (dela).


AmauriMartineli

Porque nesse caso não se usa "L´olio è il suo"?


MagelaGMF

Amauri, o verbo essere é facultativo e aceita ambas respostas (L'olio è suo/L'olio è il suo).


MargusB

Juntando os comentários anteriores, então dá pra dizer que: 1. Suo, porque deve concordar com o substantivo/olio; 2. A melhor tradução usaria "di lei" e não "suo", pra não haver dúvida/ ambiguidade;

Pergunto: Há um correspondente simples para dele/dela ou só a composição "di l..."?


luizfurtad5

Porque não "l'ólio é di lei" se di lei é dela?


Jacqueline401405

Um adjetivo ou pronome possessivo pode ser de:

1ª, 2ª ou 3ª pessoa

Concorda com o possuidor

Gênero masculino ou feminino Singular ou plural

Concorda com a coisa possuída

Adjetivos possessivos

1ª pessoa singular – io (eu)

mio (meu) mia (minha) miei (meus) mie (minhas)

2ª pessoa singular – tu (tu)

tuo (teu) tua (tua) tuoi (teus) tue (tuas)

3ª pessoa singular – lui/lei (ele/ela)

suo (seu/dele) sua (sua/dela) suoi (seus/dele) sue (suas/dela)

1ª pessoa plural – noi (nós)

nostro (nosso) nostra (nossa) nostri (nossos) nostre (nossas)

2ª pessoa plural – voi (vós)

vostro (vosso/de vocês) vostra (vossa/de vocês) vostri (vossos/de vocês) vostre (vossas/de vocês)

3ª pessoa plural – loro (eles/elas)

loro (seu/seus/deles ou sua/suas/delas) https://www.soitaliano.com.br/conteudo/pronomes3.php

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.