"Lepont"

Tradução:A ponte

1 ano atrás

7 Comentários


Estudando_12

A pronúncia de "pont" é "pum", certo?

E a pronúncia de "garçon" é "garçom".

Por que o fonema "ont" é pronunciado "um" e o fonema "on" é pronunciado "om"?

O que determina está diferença? O "T"?

1 semana atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

A vogal nasal de "pont" e de "garçon" é a mesma: /õ/. Soa de forma semelhante ao õ do português na palavra "põe", mas sem o ditongo, seria apenas "põ".

Esse som pode ser um pouco mais aberto ou mais fechado, em direção a "um" do português mesmo, mas isso é questão de sotaque. Normalmente, o som é parecido com o õ do português mesmo. As transcrições fonéticas normalmente trazem o símbolo /ɔ̃/, que é um "o" aberto nasal e é a pronúncia mais tradicional, mas a pronúncia do francês moderno está mais próxima de /õ/, semelhantemente ao português.

O áudio que eu consigo ouvir neste exercício não está dos melhores, mas ainda é possível ouvir a nasalização e para mim, o som está mais para "o" do que para "u".

1 semana atrás

Estudando_12

Obrigado, Dezo.

Eu nem me baseio no áudio desta plataforma porque sei que existem algumas pendências mesmo.

O Forvo, eu consulto sempre. Porém, como o som é intermediário, ainda fica, constantemente, uma certa hesitação.

O Australis já havia esclarecido a minha dúvida quanto a pronúncia de "garçon".

A minha incerteza em relação a pronúncia de "pont", na verdade, é por causa de um vídeo da Céline Chevallier, no qual, pareceu-me que ela articula, claramente, "pum".

A diferença do vídeo da Céline para o Forvo, é a possibilidade de poder observar o movimento labial, além da expressão facial engraçada dela por causa do falso cognato escatológico com o português. Pelo menos, foi este o meu discernimento, se não me trai a minha memória.

Daí surgiu a minha pergunta acerca da suposta alteração de som por conta da letra "T" no fim do fonema.

Infelizmente, eu não lembro qual era o vídeo. Já faz alguns meses que eu o vi. Talvez, seja algum da série do curso básico.

Mas eu confio na sua explicação e, a partir de agora, vou pronunciar "garçom" e "pont" do mesmo modo, com a vogal "õ" anasalada.

1 semana atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

Se você estiver familiarizado com os símbolos fonéticos do IPA, recomendo o Dicionário Larousse para a transcrição fonética. No dicionário bilíngue francês-inglês, ele traz a transcrição, daí você pode compará-la com outras palavras.

Nesse link que eu anexei, está a palavra "pont".

1 semana atrás

Estudando_12

Boa indicação, Dezo.

Ainda não estou familiarizado, mas vou começar a estudá-los.

1 semana atrás

mimachaado

Eu ouço le pomme

1 ano atrás

PetitRenar
PetitRenar

A pronuncia real de Pomme não tem a mesma pronuncia:

1 ano atrás

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.