"La jefa"

Translation:A chefe

April 10, 2014

34 Comments
This discussion is locked.


danielmonteiro16

Não existe presidenta, pois é o agente de um verbo “presidir”, senão teríamos ― estudanta, amanta, videnta... e creio que essas formas não existam, pois vem da forma latina -ens, cadĕre “cair” = cadens (pl. cadentes) “cadente”; amāre “amar” = amans (pl. amantes) “amante”; vidĕre “ver” = videns (pl. videntes) “vidente”; e não há diferença no gênero no singular do nominativo, isso ainda vive no português


Duomail

Dizem que existe desde 1899. Talvez não deveria existir, como não existe presidento, mas tampouco é invenção de Dilma.
A mesma coisa acontece em espanhol. Talvez por Bachelet... :-)


Rodrigocal953673

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (regulamentado oficialmente pela Academia Brasileira de Letras) aceita o termo presidenta como correto desde o início do século XIX, ou seja, não está errado.


jrDemisque

Daniel respondeu com a lei. Lei da origem da lingua . muito bom! aos mais novos fica a dica de nao acreditar em tudo q a midia diz ou quer dizer pra voce.

Foi a primeira predsidentE de um estado que mudou o dicionario guela abaixo e a seu proveito de autopromoção.

Gosto do duolingo, e toda critica cale para o aprimoramento do app, mas uso como auxiliar na aprendizagem. As duvidas devem ser confrontadas em varias fontes formais ou nao .


Tita0806

Existe sim, aprendi em 1994 na aula de português gênero das palavras,os dois são oficiais.


vitoria05022007

Preciso de algem para estudar espanhol com migo se quiser é só me seguir


_Victor235

Não seria "a chefa"?


ErikPenksa

Sim, chefe ou chefa estariam certos. "chefa" além de muito usada está dicionarizado ha muito tempo.


moraquinha

(Ex) A dilma acha que existe presidenta mas o certo é a presidente


marcos.lou1

estamos estudando espanhol ou portugues? rsr


JessicaTomaz

o la pode ser considerado O também, tem que arrumar esses erros que confundem a gente!


RafaRiff

Jessica, são línguas diferentes, e é natural que hajam palavras que considerem gêneros diferentes. La leche, la sangre e el viaje são exemplos bem comuns.


MoiaWanzeler

O correto seria "A chefa"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1


JoonasHD

Porque nao chefa, aff.


tennisvh13

creio que as duas formas deveriam ser aceitas.


naldinhocosta

Se é feminino tem que ser a chefa e ponto


JooMarcosI3

Se ler jefa como "refa" ou "chéfa" ?


manubittencourt

Qual é pronúncia de "jefa"? É tipo "refa" ou "chefa"?


Brendon_fs

O pessoal tem que começar a aceitar que a língua falada que dita as regras da língua escrita. Sempre foi assim. Nao existe termos certos ou errados e sim, termos que se adequam ao vocabulário dia após dia.


Netosilva2014

Nada a ver, onde eu estudo la maestra de português diz que presidenta, chefa e etc. São incorretas


elizauri

NA norma culta o correto é a presidente, a chefe.


elizauri

Há regras para definir o gênero das palavras, não é uma coisa aleatória, depende do final da palavra ou de sua origem. Por exemplo as palavras terminadas em al, el, il, ol, ul, são do gênero masculino, o jornal, o papel, etc.


KarenDDR

Dilma responderia " a chefa "


RuanVllsq

Sinceramente... Nunca ouvi a palavra "chefa"


carteira

O áudio está ruim. Eu entendi "la fefa". Só acertei porque se trata de profissão.


paulol0

PRONÚNCIA PÉSSIMA. O LOCUTOR DEVIA FAZER UM CURSO DE ESPANHOL.


Marlindo3

Só consigo entender "la tefa". Acredito que a pronuncia correta é "la reja"


Nandah079

Coloquei "chefa" errado mesmo só pra prosseguir a lição!

Learn a language in just 5 minutes a day. For free.