1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Dimmi come giocare al gioco!"

"Dimmi come giocare al gioco!"

Tradução:Diga-me como jogar o jogo!

December 26, 2017

29 Comentários


ataskacomeres

Diz-me como jogar o=il/al=ao jogo. Portugal.


ROSENIRLEO

Diz-me (não aceito pelo Duo) como jogar O jogo. Brasil, zil, zil.


Baguim1

"Diz-me como jogar o jogo", deveria ser igualmente aceite. Reportei


RuiBrando5

Dimmi é segunda pessoa do singular do imperativo. Não devia rejeitar "Diz-me", segunda pessoa do singular em português.


Emma819186

Qual o sentido do "al"? Para a tradução dar em "Diga-me como jogar o jogo" a frase em italiano não deveria ser "Dimme come giocare il gioco"?


RuiBrando5

A sintaxe dos verbos italianos tem regras próprias e não é obrigada a seguir as regras dos verbos em língua portuguesa.


brancasilv1

Diz-me ...porque nao aceita??


ElsaMargar547703

Modo imperativo, segunda pessoa do singular, deveria ser aceite diz-me


nobreporto

coloquial no Brasil dizemos Me diz. Errei duas vezes seguidas aqui.


nobreporto

Três vezes seguidas errado aqui pra mim!. Sei que o correto é o "verbo hífen pronome". Mas não falamos assim no Brasil!!!!! O coloquial aqui é o inverso e o Duo precisa colocar essa opção como válida!


RuiBrando5

Acho que entendi o critério do Duolingo na tradução da conjugação pronominal. Quando na frase italiana o pronome vem depois do verbo (é aqui o caso) na frase traduzida para português é usada a endóclise do pronome. Se em italiano o pronome vem antes do verbo (a maioria das vezes) então em português é usada a próclise.

Tenho visto neste fórum muitos comentários de compatriotas seus a reclamar que é errado iniciar uma frase com um pronome átono. Mas creio que apesar de oficialmente ser considerado erro, no Brasil usa-se muito.

Em Portugal o problema não se coloca visto que usamos muito a endóclise do pronome.


LeandroFer183105

Onde está a delicadeza???


MavotSirc1

Me diga como jogar o jogo, ou me fale como jogar esse jogo,


Nen354748

"Diz-me como jogar o jogo" é o correto! O curso não se devia chamar "Italiano", mas"Brasileiro para portugueses"


CHSSM

Por hoje, vou fechar a loja. Estou demasiado triste com tantos "erros" do duolingo. E não aceitam ou, pelo menos, não se manifestam, quando estes lhes são apontados!


CHSSM

Esqueci-me que o duolingo fala brasileirês


Civi10

Diz-me nao existe em português


RuiBrando5

Existe sim senhor. Você está muito enganado.


brancasilv1

Para além de jogar ao jogo ser ridiculo a opção " o" não surge nas sugestões..


brancasilv1

"O" jogo não é sugerido...


AvnerPereira

Vocês ainda não entenderam que o Duolingo é como é. É hora de vocês aceitarem o jogo e jogarem!


Katherine539961

Diga me.... não existe


RuiBrando5

Mas "Diga-me" existe em português. É um pedido a alguém para me dizer qualquer coisa. É a versão formal, isto é, na terceira pessoa. A versão mais informal também existe: "Diz-me", tratamento por tu, segunda pessoa, e tem idêntica significação.


CHSSM

Depois de tantos erros apontados, e depois de tanto tempo, o duolingo ainda não se corrigiu. "Diz-me " é PORTUGUÊS CORRETO. É por isto que eu já ponderei desistir. Aprendo umas coisas de "estrangeiro", mas desaprendo o PORTUGUÊS.....


Clau982090

Me diga como jogar o jogo..ou...Diz como jogo o jogo

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.