"Vogliamo dirgli chi siamo?"

Tradução:Queremos dizer-lhe quem somos?

1/1/2018, 11:15:08 AM

5 Comentários


1961mario

Na língua culta escrita em português o verbo atrai o pronome oblíquo, então sugiro que verifiquem a tradução correta "Queremos lhe dizer quem somos?

1/1/2018, 11:15:08 AM

WarsawWill

Não sou falante de português mas tenho tentado aprender algo sobre próclise etc, e não me lembro de ter visto um verbo como tal listado como palavra atraente, ou dentro de uma locução verbal como aqui, ou não (veja os links abaixo).

Por outro lado encontrei este, com "querer" especificamente como exemplo:

"Caso não haja palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo poderá ficar após o verbo principal ou após o verbo auxiliar.
Quero ver-te hoje. / Quero-te ver hoje."
https://www.normaculta.com.br/colocacao-pronominal/

E ainda este:

"Sem palavra que exija a próclise: Geralmente, emprega-se o pronome após a locução. Por exemplo:
Quero ajudar-lhe ao máximo."
https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint75.php

Todos estes links são sobre português brasileiro. Talvez seja diferente em Portugal.

https://exame.abril.com.br/carreira/colocacao-pronominal-4-regras-praticas/

http://m.portugues.uol.com.br/gramatica/colocacao-pronominal-.html

https://www.infoescola.com/portugues/colocacao-pronominal/

3/21/2018, 2:39:34 PM

Baguim1

A tradução correta não será "Queremos dizer-lhes (a eles)..." ?

2/14/2018, 9:58:07 PM

WarsawWill

É uma tradução possível, mas a do Duo é também correta. Como pronomes indiretos, tradicionalmente se usa "gli" para o singular masculino, e "loro" para ambos gêneros no plural. Mas no italiano moderno "gli" frequemente (geralmente?) se usa no lugar de "loro", para ambos gêneros. Portanto, "gli" pode significar "a ele", "a eles", "a elas" (mas não "a ela" - "le").

https://m.brasilescola.uol.com.br/italiano/pronomi-indiretti.htm

3/21/2018, 3:06:47 PM

ataskacomeres

Obrigada. Tinha grandes duvidas.

3/27/2018, 1:58:16 PM
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.