1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Non è chiaro cosa stessero f…

"Non è chiaro cosa stessero facendo."

Tradução:Não está claro o que estivessem fazendo.

January 5, 2018

7 Comentários


hedi76

Non è chiaro cosa stiano facendo. (contemporaneità con il presente)
Non era chiaro cosa stessero facendo. (contemporaneità con l'imperfetto)


WarsawWill

Não é possível misturar os tempos? Encontrei este no Corriere del Veneto:
"Non è chiaro cosa stessero facendo, e la questura di Venezia, interessata del caso, non ha certo indagato"
http://corrieredelveneto.corriere.it/veneziamestre/notizie/cronaca/2010/17-novembre-2010/trevigiano-stroncato-auto-era-compagnia-amante-1804193151745.shtml

Coloquei a mesma pergunta aqui:
comment/25775157


ataskacomeres

O meu português não é suficientemente bom para poder explicar, mas uma coisa é certa, a minha cabeça fica toda desorientada quando leio um português que não existe. " Não ESTÁ claro o que ESTÃO fazendo" ou " Não ERA claro o que ESTAVAM fazendo" ...." INDEPENDENTEMENTE DO QUE ESTIVESSEM FAZENDO, NÃO ERA/ESTAVA CLARO".


WarsawWill

Me parece que é possível misturar os tempos, mas me parece também que, como nos seus exemplos, se usa o indicativo ao invés do subjuntivo do Duo. É verdade que só encontrei um exemplo de "não está claro" com "estava fazendo", mas há este na Folha de S.Paulo:
"Não está claro o que estava sendo anunciado"
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/07/1902428-chegada-a-presidencia-deixa-hoteis-e-campos-de-golfe-de-trump-vazios.shtml

E estão aqui alguns exemplos do presente usado com o pretérito perfeito, três dos quais são da Folha de S.Paulo :

"Ainda não está claro o que ocorreu depois"

"Segundo a CBS, não está claro o que iniciou o fogo"

"Ainda não está claro o que fez a produção chegar à Amazônia peruana"

Citado em Dicio:
"Não está claro o que causou o acidente"
https://www.dicio.com.br/dispersamente/


Amelia823154

"Não esta claro o que estavam fazendo" porque se trata dum pretérito imperfeito indicativo e não conjuntivo, não ?


Kraque12

Não se deve misturar os tempos dos verbos. Neste caso, a resposta está toda errada. Resposta certa> "Não estava claro o que estavam fazendo". Só isso!


RegisFarina

Nao é correto misturar tempos verbais. Fere o paralelismo formando frases.incorretas. corujinha bizarra...

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.