"Como vai o meio ambiente de hoje?"

Tradução:Wie geht es der heutigen Umwelt?

January 7, 2018

4 Comentários


JoaoDaFonseca

Umwelt não é feminino e a frase não está no indicativo? Por que "der"?

January 7, 2018

choracavaco

Você está confundindo os conceitos. Indicativo é modo verbal, não tem relação com artigos.

Com certeza, está se referindo aos casos nominativo, acusativo, dativo e genitivo. "Umwelt", como "Welt", é feminino e, no nominativo, que é o caso do sujeito, concorda com o artigo "die". Como o artigo aqui é "der", que é o artigo singular feminino no caso dativo (objeto indireto), podemos concluir que "Umwelt não é o sujeito da frase.

Na verdade, essa frase se constrói exatamente como "Wie geht es dir?" = 'Como vai você?', em que "es" (nominativo) é o sujeito e "dir" (dativo de "du") o objeto indireto.

December 13, 2018

Luiz.Rodrigo-01

por que o "es"? O sujeito não é "der heutigen Umwelt"?

September 22, 2018

choracavaco

A construção aqui é idêntica à usada para saudar alguém: 'Como vai você?' = "Wie geht es dir? Literalmente, significa 'Como isso ("es") vai para ti/você ("dir", dativo).

Portanto, o sujeito é "es", "der heutigen Umwelt" é o objeto indireto.

December 13, 2018
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.