1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Vivete e imparate!"

"Vivete e imparate!"

Tradução:Vivei e aprendeis!

January 23, 2018

17 Comentários


ataskacomeres

" Vivam e aprendam" Português mais usual.


regina402244

Praticamente não usamos a segunda pessoa do plural - vós. Talvez em algo escrito mas, coloquialmente, nunca.


regina402244

isso mesmo,,,, vivam e aprendam....ótimo


regina402244

No imperativo, em português, o "s" cai.... então é aprendei e não aprendeis....Aprendeis seria no presente do indicativo... Vós aprendeis


RuiBrando5

Exactamente! Para ilustrar o uso do imperativo na segunda pessoa do plural cito aqui o Génesis, 1,28, do Antigo Testamento: "Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra".


movb

Que maravilha. A educação no diálogo está encantadoramente produtivo!


regina402244

Eu só entendo esse tipo de diálogo....educado e produtivo.


Ian652120

Vivam e aprendam seria mais natural e igualmente correto.


shesoutto

Vivendo e aprendendo???????


regina402244

Ai não seria imperativo...


CelioAlves12

Então seria: (vós) viveiS e aprendeis.


RuiBrando5

Mas isso é o presente do indicativo. O imperativo é "Vivei e aprendei" (e não "aprendeis"). Esta é a forma oficial e gramaticalmente certa da conjugação do modo imperativo na segunda pessoa do plural. No dia a dia é mais usado "Vivam e aprendam" como sublinhou a ataskacomeres. No entanto a tradução do Duolingo estaria gramaticalmente correta se não tivesse aquele "s" a mais no fim de "aprendei".


regina402244

Você está correto.,,,, é sem o "s'" no imperativo,,,, não sei italiano mas português eu sei.


RuiBrando5

Eu também não sei italiano. Para isso conto com a ajuda do Duolingo e deste fórum onde nós, os aprendizes, partilhamos as nossas experiências. Bons estudos.


regina402244

Obrigada.... o Duolingo tem ajudado bastante. Digo ajudado pois estou num curso de italiano também fora da internet. Curso presencial com uma professora italiana, de Roma que vive no Brasil.


RuiBrando5

Excelente! Mantenha a motivação.

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.