"Les pommes sont vertes."

Tradução:As maçãs são verdes.

February 1, 2018

12 Comentários


Dezo_

Lembrando que vert(e) pode referir-se tanto à cor verde, quando ao estado de maturação da fruta, assim como em português. Logo, Les pommes sont vertes pode ser traduzido tanto como As maçãs são verdes (no sentido da cor verde), ou As maçãs estão verdes (no sentido de que ainda não estão maduras).

Larousse: vert (terceira definição)

February 14, 2018

SanBraz

Verte é feminino, e vert masculino... Existe diferença de gênero em francês (uma coisa que não ocorre com a palavra verde em português, que serve para ambos os gêneros)

February 11, 2018

roberto.am15

Pomme é feminino e por isso o ponto d amadurecimento continua no feminino? Tipo, não seria VERTS?

February 1, 2018

ruama_semtempo

Vert é o adjetivo masculino e verte, o adjetivo feminino. Como o adjetivo deve concordar em gênero e número com substantivo a que se refere, usa-se vertes, porque pommes é substantivo feminino e plural.

February 1, 2018

AloeiFenri

Eu não entendi então por quê se refere à palavra "pomme" com "le". Não é "le" para masc. e "la" para fem.?

February 12, 2019

Dezo_

"Les" é artigo plural masculino e feminino (les hommes; les femmes).

"Le" e "la" são artigos no singular, masculino e feminino, respectivamente.

February 12, 2019

juliana654543

Gente eu tenho dificuldade pra saber quando tão falando no plural e quando tão falando no singular, por que pra mim é o mesmo som, alguma dica?

May 3, 2018

Dezo_

Com exceção de alguns plurais irregulares, como travail -> travaux, cheval -> chevaux, œil -> yeux etc., não há diferença na pronúncia entre o singular e o plural em francês. No caso desse exercício, tanto pomme, quanto pommes, têm a mesma pronúncia, da mesma forma que o adjetivo verte e vertes.

A diferenciação ocorre, nessa hipótese, apenas pelo artigo les, que se pronuncia "lê" (e fechado), e se fosse no singular seria la (la pomme -> les pommes). Quando o substantivo é feminino é fácil diferenciar, pois para um falante de português é fácil distinguir a pronúncia de "la" e "lê"; quando o substantivo é masculino é um pouco mais difícil, mas com treino se consegue. No singular masculino, o artigo seria le, que tem uma pronúncia parecida com "lâ", mas com os lábios na posição de "ô", logo, tem uma pronúncia diferente de les (lê).

Outra diferenciação é pela conjugação verbal, que a depender do verbo também indica se se trata de singular ou plural. Nesse caso, sont é conjugação da 3ª pessoa do plural (ils/elles) para o verbo être, e no singular (il/elle) seria est.

  • La pomme est verte (singular)

  • Les pommes sont vertes (plural)

Existem alguns casos em que jamais será possível saber meramente pelo áudio, como, por exemplo:

  • Il mange un gâteau

  • Ils mangent un gâteau

Ambas as frases têm exatamente a mesma pronúncia, e somente o contexto permitirá saber, mas em exercício de áudio, ambas devem ser aceitas.

May 3, 2018

Briane479184

Minha dúvida é que algumas vezes tem "les" e ele usa na tradução "as" e algumas vezes não usa. Quando usar e quando não usar?!

August 16, 2018

choracavaco

"Les" é o único artigo definido plural francês, serve tanto para masculino quanto para feminino. Por isso, dependendo do gênero da palavra em português, a tradução de "les" pode ser 'as' ou 'os':

  • "la pomme" = 'a maçã'; "les pommes" = 'as maçãs';

  • "Le chapeau" = 'o chapéu'; "les chapeaux" = 'os chapéus'.

October 21, 2018

JediFernando

Le é masculino e La feminino. Não seria correto, então, dizer Verts?

March 18, 2018

Dezo_

Você está certo em relação a le e la, mas o exercício usou les, que é artigo definido masculino e feminino no plural (ex.: les hommes; les femmes).

"Pommes" é substantivo feminino, então o adjetivo concorda com ele. Logo, Les pommes sont vertes está correto. Só usaríamos "verts" se o substantivo fosse masculino, no caso, Les melons sont verts (Os melões estão verdes), por exemplo.

March 18, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.