"Pego a fruta dos pratos."

Tradução:Prendo la frutta dai piatti.

February 5, 2018

15 Comentários
Esta conversa está trancada.


carolpitanga

Por que "dai" invés de "dei"?


Giulia362984

dai = from the / dei = of the


Danilo.Anderson

Também gostaria de saber essa resposta. 06/11/2018


Henriquebselga

Também gostaria de saber 2


Giulia287561

Sempre que a ideia for de descolamento, você usa a preposição "da". Se vc puder substituir o "de" na frase por "que estava no" você usa o "da".

Por exemplo "Pego as frutas dos pratos", pode-se pensar em "Pego as frutas que estavam nos pratos". (A ideia de deslocamento é a ideia de tirar as frutas dos pratos para colocá-las na boca)

A preposição "di" traz a ideia de posse, e não faria sentido pensar que pegamos fruta que antes pertenciam aos pratos.


FlaviaBizz1

Quando uso dai e quando uso dagli? Por ser plural pensei que seria dagli...


Giulia287561

"Dai" é a preposição "da"+ artigo "i"

Dagli é a preposição "da" + artigo "gli".

Você usa "dai" quando a palavra seguinte pedir o artigo "i" e usará "dagli" quando a palavra seguinte pede o artigo "gli".

Isso vale para todas as preposições articuladas (preposição + artigo).


Sueli1161559

Obrigada Giulia pela explicaçao.


terezinha973005

Otima explicação Giulia. Grazie


Giulia287561

Se você tem outras dificuldades com as preposições, fiz uma postagem no fórum geral com várias dicas separadas por unidades. As dicas estão postadas em arquivo pdf e vc pode salvar no celular ou pc

O arquivo de preposições já deixo aqui

E se quiser dar uma olhada nos outros, acesse o fórum


CssioFerna88981

Giulia, não consegui abrir o arquivo de preposições.


Giulia287561

Quando vc clica na palavra aqui o que acontece? Deixo novamente o link todo: https://drive.google.com/file/d/1o9n65nRTc3V8oa441DRy7NACto_-xFlD/view

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.