"I voli sono tutti in ritardo oggi."

Tradução:Os voos estão todos atrasados hoje.

February 7, 2018

9 Comentários
Esta conversa está trancada.


santo.br1

Há diferença entre em atraso e atrasado?


RuiBrando5

Em princípio não há diferença, mas em português, pelo menos no de Portugal, "estão em atraso" soa bastante estranho. Podemos no entanto falar, por exemplo, "do atraso dos aviões" (noutro contexto, claro, porque não seria tradução da frase proposta).


santo.br1

Sim, "em atraso" soa bastante estranho em uma conversa do dia a dia.

Acho que estava com muitas questões de trabalho na cabeça, porque os projetos sempre estão na coluna "em atraso" no painel hehehe


bonfim52

A diferença está na cabeça dos "inteligentes" que fazem esta tradução. Você tem que adivinhar qual tipo de resposta querem.


RuiBrando5

Não me parece que aqui haja lugar para grandes "adivinhações". A tradução do Duolingo está correta neste exercício e é a mais óbvia e natural na língua portuguesa.


RodrigoZap3

Discordo, Rui. Considerando que o português é uma derivação do latim, assim como o italiano, a tradução direta para "in ritardo" poderia ser "em atraso", até porque, neste caso, "atraso" se trata de um estado em que se encontram os voos.


RuiBrando5

Ok, Rodrigo. Concordo que aqui também deveria ser aceite "Os voos estão todos em atraso". Apenas acho que a tradução proposta pelo Duolingo "estão atrasados" está igualmente correta e a mim, enquanto falante lusitano, soa-me bastante natural.

Deste nosso diálogo fiquei com a ideia de que no Brasil preferem a expressão "em atraso" ao adjetivo "atrasado" (ambos designam o mesmo estado). Tudo bem, e nesse caso subscrevo com mais força a sua opinião de que não faz sentido o Duolingo rejeitar "em atraso". Ambas as formas devem ser aceites.


AlbaSolang

São é sua dica duo

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.