https://www.duolingo.com/Eduardo460074

Dúvida: passato prossimo

Comecei a estudar as lições de "passato prossimo", em italiano. Surgiu uma dúvida numa questão em que está escrito "ha piovuto ieri".
O certo não seria "è piovuto ieri" ? Pois chover é um verbo intransitivo e indica fenômeno atmosférico.

February 19, 2018

8 Comentários


https://www.duolingo.com/ElianeScar1

Quando tenho alguma duvida recorro ao tradutor kkkk mas pelo que vejo esta indo muito bem ..eu caminhando

February 25, 2018

https://www.duolingo.com/WarriorCleberz

Eduardo, leia meu post nesse link https://www.duolingo.com/comment/25319193, talvez você resolva sua dúvida.

No caso citado acima, " Há piovuto ieri" está certo, porque poivere tem sufixe ere, portanto o verbo auxiliar será o avere (ter) e não essere (ser).

March 13, 2018

https://www.duolingo.com/WarsawWill

Estou um pouco confuso. Não estou ciente de nenhuma conexão em italiano entre o sufixo de um verbo e seu auxiliar (se fosse tão fácil quanto isso!) e o que é mais, muitos verbos com o sufixo "ere" se conjugem com "essere", como por exemplo, "cadere", "parere", "rimanere" e o próprio "essere".

Sim, "há piovuto ieri" é certo, mas por uma razão um pouco diferente. E também é certo "è piovuto ieri"; veja a minha resposta a Eduardo.

March 24, 2018

https://www.duolingo.com/WarriorCleberz

Leia o post citado no comentário com conteúdo gramatical, gentileza.

March 27, 2018

https://www.duolingo.com/WarsawWill

Me parece que este post, e o link citado abaixo, se tratam da formação do Passato Prossimo e do particípio passato. Não vejo nada neles sobre a pergunta de Eduardo, que é com que verbo "piovere" se conjuga, "essere" ou "avere".

Em segundo lugar, no seu comentário acima, você diz, e eu cito, "piovere tem sufixe ere, portanto o verbo auxiliar será o avere (ter) e não essere (ser)." - (minha ênfase). Mas:

  1. Do que eu saiba, ou o verbo auxiliar seja "essere" ou "avere" tem nada a ver com seu sufixo.
    http://www.scudit.net/mdwausiliare.htm

  2. De fato, o verbo "piovere" sim pode se conjugar com "essere", com Eduardo pensou -"è piovuto un po’ questa notte" (Treccani), mas também com "avere", que hoje em dia é igualmente aceitável - veja as citações abaixo.

March 28, 2018

https://www.duolingo.com/WarsawWill

Ambos estão certos: o verbo "piovere" pode ser conjugado seja com "essere", seja com "avere". A propósito, há listas útiles de verbos e seus auxiliares no premeiro link:

"Usano per lo più indifferentemente essere o avere tutti i verbi che esprimono condizioni atmosferiche (anche se la tradizione grammaticale consiglierebbe l’ausiliare essere)."
http://www.scudit.net/mdwausiliare.htm

"In conclusione, e senza troppa filosofia, possiamo dire che tutti e due gli ausiliari sono ammessi, e che tanto “ha piovuto” che “è piovuto” sono forme ormai definitivamente accettate."
http://dizionari.corriere.it/dizionario-si-dice/P/piove-e-piovuto.shtml

"Il verbo piovere è indicato nella maggior parte dei dizionari come difettivo e, nell'uso intransitivo impersonale, cioè quando ha il significato di 'cadere della pioggia dal cielo', può formare i tempi composti sia con l'ausiliare essere che con avere (es. "ieri è piovuto tutto il giorno" o "ieri ha piovuto tutto il giorno)."
http://www.accademiadellacrusca.it/it/lingua-italiana/consulenza-linguistica/domande-risposte/verbo-piovere-vuole-lausiliare

Treccani sugere "una sfumatura" (uma nuance) em uso:
"piòvere ... aus. essere, oppure avere quando si vuole indicare più lunga durata):
è piovuto un po’ questa notte;
ha piovuto tutto l’inverno;
"
http://www.treccani.it/vocabolario/piovere/

March 24, 2018

https://www.duolingo.com/WarsawWill

Este link é sobre a formação do Passato Prossimo. Não vejo nada sobre a pergunta de Eduardo, que é com qual verbo se conjuga "piovere" - "essere" ou "avere". A resposta a qual, segundo as fontes italianas mais autorizadas, como l'Accademia della Crusca e Treccani, é claramente, os dois.

March 28, 2018
Aprenda Italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.