"Ele mostra o jornal a ela."

Tradução:Il lui montre le journal.

8 meses atrás

7 Comentários


pedfel

Porque não é : Il montre le journal la lui?

8 meses atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Por três razões:

  • Talvez tenha sido só um erro de digitação no comentário, mas você usou la no lugar da preposição à.
  • Lui, como pronome objeto indireto (corresponde ao lhe do português), é feminino ou masculino, pode se referir a ela ou a ele. Porém, após uma preposição, se emprega um pronome tônico e o pronome tônico feminino é elle, então o certo seria "à elle".
  • De qualquer forma, ainda que tivesse utilizado a forma "à elle", isso estaria errado, porque, em francês, quando o verbo exige a preposição à (é o caso de "montrer quelque chose à quelqu'un" - "mostrar algo a alguém"), se quelqu'un for representado por um pronome pessoal, este deve ser o pronome objeto indireto (no caso lui, o qual deve aparecer antes do verbo), não pode ser a forma "à + pronome tônico", que vem depois do verbo. Essa regra possui algumas exceções, que são os verbos que não aceitam os pronomes complemento de objeto indireto, como o verbos "penser à" e "croire à". Um alternativa seria ainda usar o pronome lui antes do verbo e acrescentar à elle no fim, o que é bastante usado para esclarecer o gênero de lui e, assim, evitar erros de interpretação: "Il lui montre le journal, à elle".
8 meses atrás

Estudando_12

Esta ênfase de esclarecimento (à ella) no fim da frase é exclusivamente para o gênero feminino?

  • Il lui montre le journal à elle.

Eu poderia realçar também que estou mostrando o jornal para ele?

Se sim, que pronome tônico eu utilizaria?

Se não me falha a memória, "IL" não pode ser utilizado como pronome tônico.

4 meses atrás

Lydia738577

Merci Ruana!

3 meses atrás

Donatella97794

"Lui" então é ela?

5 meses atrás

felipebelli
felipebelli

Como @ruama disse na resposta dela: "Lui, como pronome objeto indireto (corresponde ao lhe do português), é feminino ou masculino, pode se referir a ela ou a ele."

5 meses atrás

eusoumeurei
eusoumeurei

Muito boa a explanação da ruama.

4 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.