1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. Pequena dúvida sobre o verbo …

https://www.duolingo.com/profile/LucasLinco11

Pequena dúvida sobre o verbo ter em italiano.

Modifiquei recentemente meu facebook para do inglês para o italiano enquanto estou aprendendo-o. Antes, quando alguém compartilhava algo em um grupo, aparecia no meu feed de notícias da seguinte forma "pessoa x shared a link...", agora, em italiano, aparece como "pessoa x ha condiviso il post...". Minha dúvida é sobre o 'ha', por que ele está ali? Quando coloco a mesma frase em tradutores e o retiro ela continua sendo consistente.

Desde já agradeço.

February 27, 2018

1 Comentário

https://www.duolingo.com/profile/WarsawWill

Oi. A frase em inglês, "x shared a link" está no "Past Simple", que se traduz com o Pretérito Perfeito Simples, "x compartilhou um link". Existe um tempo verbal simples do passado em italiano, il passato remoto, "x condivise un post", mas em grande parte de Italia (e no italiano "padrão" de cursos, etc), esse tempo verbal só se usa em contextos bastante formais e literários.

A frase do FB, "x ha condiviso il post" está no Passato Prossimo, que na língua escrita formal significa "x has shared a link" (Present Perfect), mas na língua normal (e, por exemplo, nos cursos do Duo e em tradutores) se usa com ambos significados, o do Present Perfect, mas também o do Present Simple, como acontece também em francês.

Acho que em português, o Pretérito Perfeito se usa para ambos significados, seja na língua informal, seja na língua formal. Então:

"x shared a link" (Past Simple)
= "x compartilhou um link"
= "x ha condiviso un post" (Passato Prossimo - língua normal)
= "x condivise un post" (Passato Remoto - língua formal)

"x has shared a link" (Present Perfect)
= "x compartilhou um link"
= "x ha condiviso un post" (Passato Prossimo - língua normal e formal)

A propósito, se FB fosse británico, provavelmente usaria o Present Perfect aqui e dizeria "x has shared a link", mas isso é outra história.

March 24, 2018
Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.