1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Porque nunca o faz na maneir…

"Porque nunca o faz na maneira certa?"

Tradução:Perché non lo fai mai nella maniera giusta?

April 20, 2018

3 Comentários


HeloDD

Muito errado é o uso de "porque" numa frase interrogativa. O correto é " Por que".


JackMcslay

"maniera certa" não seria correto?


WarsawWill

A tradução padrão de "certo/a" com esse significado parece ser "giusto/a":
http://context.reverso.net/traduzione/portoghese-italiano/maneira+certa

Em inglês, a tradução de ambos é "in the right way":
http://context.reverso.net/traduzione/italiano-inglese/maniera+giusta

http://context.reverso.net/traduzione/portoghese-inglese/maneira+certa

E as traduções invertidas ficam as mesmas, "certo/a" em português, "giusto/a" em italiano:
http://context.reverso.net/traduzione/inglese-italiano/in+the+right+way

http://context.reverso.net/traduzione/inglese-portoghese/in+the+right+way

Então, é "certa" possível? Talvez, mas "giusta" é muito mais comum. No Google:
"nella maniera giusta" 198
"nella maniera certa" 8
No Google Livros há c.100 de "giusta", mas apenas um de "certa", de 1807.
https://www.google.com/books?q=%22della+maniera+giusta%22

Aqui estão as definações que acho são as relevantes de "certo" (pt) e "giusto" (it):

"certo - Exato; sem erros; que não é mentiroso; que exprime a verdade:
resultado certo.
Correto; de acordo com normas ou padrões:
roubar não é certo."
https://www.dicio.com.br/certo/

"giusto - 3 Che è conforme a qlco. e, in partic., rispondente a verità (contrapposto a sbagliato) SIN esatto: dare un'informazione g.;
che corrisponde alla natura, alla qualità della cosa:  prezzo g.; trovare la parola g. per definire una cosa;"
http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/G/giusto.shtml

Mas não consigo encontrar esse significado na definação de "certo" (it):
http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/C/certo.shtml

Eu sugeriria que, mesmo se "certa" fosse possível, a tradução mais natural seria "giusta".

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.