1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Italian
  4. >
  5. "Ai cani piace l'autunno."

"Ai cani piace l'autunno."

Tradução:Os cães gostam do outono.

April 26, 2018

18 Comentários


thaiszm

Não entendi porque "Ai cani" e não "I cani". Alguém poderia explicar?


Giulia287561

A construção de frase com o verbo "piacere" é como o colega acima explicou " a alguém agrada (piace) alguma coisa"

Em italiano a construção se dá da seguinte forma "preposição 'a'+artigo definido - 'quem gosta' - verbo piacere - artigo definido-'do que gosta'"

Assim, Ai Cani piace l'autunno"

Se fossemos escrever na ordem usual da nossa língua, da forma sujeito predicado, a frase seria traduzida por "O outuno agrada os cães" ou como escreveu o colega "O outono é agradável aos cães". Que tem o mesmo sentido de "Os cães gostam do outono"


GabrielMan519374

O verbo piacere é bem complicado, não é exatamente como conjugamos o verbo gostar e sim o verbo agradar. Traduzindo "I cani piace l'autunno" seria "Os cães agradam o outono", o que não tem sentido. Outono aqui é sujeito, seria algo como "Outono é agradável aos cães".


GabrielCas570728

Em português, seria "Aos cães agrada o outono". Ou, na ordem direta, "O outono agrada aos cães".


Iolanda309256

Como sempre Giulia287561,você arrasa nas explicações, muito obrigada .


Washington834284

usou o plural errado


Washington834284

E aí, quem vai dar a explicação necessária?


lucia364289

Por que nao : Ai cani piaciono l'autunno ???????


Giulia287561

Lucia, há várias explicações nos comentários acima. Mas o sujeito do verbo piacere é "outono" que está no singular. O verbo piacere é um verbo de voz passiva. Como o nosso verbo "agradar"na construção passiva -- algo me agrada. O outono agrada (ou é agradável) para os cães.

Outros exemplos com o verbo para ver se torna mais claro.

Mi piace il vino Mi piacciono le canzioni di Il Volo Ti piace la lingua italiana? Ti piacciono i libri di Camilleri?

Perceba que há apenas duas variações do verbo : piace e piacciono. E a mudança não tem a ver com o sujeito. Não falamos Io piacio/tu piace/ lei piace...

O verbo é na voz passiva: me agrada, te agrada, nos agrada... compreende? Por isso é piace ou piacciono.

Em italiano a construção se dá da seguinte forma: preposição 'a'+artigo definido -> 'quem gosta' -> verbo piacere -> artigo definido ->'do que gosta'.


ShirleyGil19

Agora entendi, obrigada!


DanSales12

Porque "autunno" é 1 (singular). Já o exemplo: "A ragazzo piacciono gli elefanti." Elefantes no plural (eles) por isso fica "piacciono". Já em: "Al leone piace la carne." Carne esta no singular. Como na explicação abaixo ou acima do porque disto ser assim.


KatiaCristCintra

Agradeço as explicações e dúvidas de todos, pois me ajudam a compreender o uso deste verbo tão diferente.


LuizaMaria672906

Em português se escreve OUTONO. Escrevi corretamente


Sergio.ra

aos cães lhes agrada o outono


menuza1

Na ajuda aparece aos e depois deu como errado..nao entendi..


RonaldoCon134475

O que esta errado agora

Aprenda italiano em apenas 5 minutos por dia. De graça.