1. Foro
  2. >
  3. Tema: Portuguese
  4. >
  5. "Son las diez y media."

"Son las diez y media."

Traducción:São dez e trinta.

April 23, 2014

13 comentarios


Rastacensa

Creo que no se pone el artículo cuando se dice la hora, pero no estoy de si se dice trinta o meia


GuerraAmanda

Não se usa artigo neste caso


jhoanguzmanh

eu acho que se pode das duas maneiras, com ou sem o artigo nao importa: dez e trinta ... dez e meia


GuerraAmanda

Ah, não se usa o artigo e nada impede o uso da palavra "trinta" nesse caso, não está errado e seu uso também é comum ^^ mas eu, particularmente, uso mais "meia"


WolfangAukang

Porque não se usa o artigo? Eu sempre uso o artigo, mas não sei se está errado ou não


GuerraAmanda

Então, achei que eles estavam falando de artigos definidos e indefinidos e---e não tenho certeza se esqueci algum outro tipo de artigo, mas acho que não se diz dez o meia, é sempre dez e meia ou dez e trinta, não é?


GuerraAmanda

Eu nunca falei assim... "São ÀS dez e meia", com crase, existe, mas aí tem uma preposição junto com o artigo, né (a + as), no sentido de que algo é no horário das dez e meia. Na hora de falar só que horas são, acho que é só os números, sem o artigo mesmo.


WolfangAukang

Ah, me referia no caso de "São as dez e meia". O "as" segue sendo válido ou não?


Kreilyn

São é meia sino média...!, e eu acho que não se usa para falar da hora...!


WolfangAukang

Meia puede ser usado como media y hasta como seis


GuerraAmanda

Ou trinta, quando falando de horário xD

Aprende portugués en solo 5 minutos diarios. Completamente gratis.