"Des éléphants roses"

Tradução:Elefantes rosa

9 meses atrás

26 Comentários


felipebelli

Deveria ser "Elefantes rosaS", não? Em português o adjetivo (cor) conjuga com o substantivo.

9 meses atrás

ruama_semtempo
Mod

Depende da cor. As cores rosa, laranja, violeta e cinza não variam em gênero e número. Por isso o adjetivo fica rosa, ainda que o substantivo seja plural.

9 meses atrás

maximiau

Isso eu não aprendi na escolinha, mas aprendi agora com tia Ruama... Obg

5 meses atrás

felipebelli

Muito obrigado Ruama, genial! ♥

9 meses atrás

Eleta11

Genial. Aprende-se tb o português.Merci madame de votre bonne reponse.

5 meses atrás

Sandra661487

errado: rose/roses - violet/violette/violets/violettes - gris/grise/grises - orange / invariável

5 meses atrás

RenanNasc87

Olá, boa tarde. Essa regra seria para o francês. Mas a resposta em português não deveria estar elefantes rosas?

6 meses atrás

felipebelli

Boa tarde amigo. Não, em francês ele concorda, como pode ver: "Des éléphants roseS".

Mas em português não. Segue explicação:

"Quando a cor é expressa por um substantivo (abacate, anil, canário, cinza, gelo, laranja, limão, musgo, neve, ocre, ouro, pastel, rubi, sangue, violeta, etc.), o substantivo usado para exprimir cor fica invariável, (masculino singular) quer em palavra simples, quer em composta.

Observação – Se o substantivo virar adjetivo (cinza = cinzento; rosa = róseo; laranja = alaranjado; carne = encarnado), a concordância passa a ser normal." Fonte: https://www.colegioweb.com.br/adjetivos-e-substantivos/adjetivos-e-substantivos.html

6 meses atrás

Vic.BR

Quando a cor deriva de uma flor ou fruta (ou ainda cinza), o adjetivo nao acompanha o plural do substantivo, porque pressupoe DA COR DE... (singular) - pelo menos no Português. Nao será o mesmo critério no Francês ?

6 meses atrás

ruama_semtempo
Mod

Em francês, essa regra também existe, mas ela se perdeu para o adjetivo rose. Mas, marron e orange, por exemplo, são invariáveis porque derivam de substantivos.

  • Il porte des chaussures marron et des chaussettes orange. = Ele usa sapatos marrons e meias laranja.

Se o adjetivo de cor for composto, nenhuma das palavras flexiona.

  • des chaussettes vert clair = meias verde-claras
6 meses atrás

Vic.BR

Em Português, não seria MEIAS VERDE-CLARO ?

6 meses atrás

ruama_semtempo
Mod

Em português, no caso da última palavra do adjetivo composto ser um adjetivo, esta última palavra flexiona, por isso fica verde-claras. Se fosse um substantivo, seria invariável, por exemplo, "meias verde-limão".

6 meses atrás

nalleconce1

escrevi "os elefantes rosa" e me corrigiu dizendo que deveria ser elefantes cor-de-rosa ou elefantes rosa

6 meses atrás

Aricia40156

o artigo "os" na sua tradução foi errado porque "des" é indefinido. Seria "os elefantes rosa" se a frase fosse "les éléphants roses".

6 meses atrás

luizrudolf

Provavelmente por vc ter colocado (OS).

5 meses atrás

Yasmin338656

Não poderia ser "Uns elefantes rosa"?

6 meses atrás

Aricia40156

O negócio é que esse partitivo "des" não existe no português, então vc tem que entender que ele é indefinido mas que na nossa estrutura às vezes ele vai dar a forma de "uns/umas" e outras vezes simplesmente some da frase. Por exemplo, "Vous avez des pommes" poderia ser traduzido como "você tem umas maçãs" sem ficar esquisito, mas "elle mange des pâtes" ficaria esquisito traduzir como "ela come umas massas". Nos dois casos e nesse do elefante o "des" dá um caráter de quantidade indefinida, mas vc tem que sacar quando ele vai aparecer na frase e quando tá só acompanhando

6 meses atrás

Ghraa1

"Elephants roses" deduzi que a frase toda seria no plural!!!!!

8 meses atrás

felipebelli

Como @ruama disse anteriormente, "Depende da cor. As cores rosa, laranja, violeta e cinza não variam em gênero e número. Por isso o adjetivo fica rosa, ainda que o substantivo seja plural."

8 meses atrás

Sandra661487

rose/roses - violet/violette/violets/violettes - gris/grise/grises - orange/invariável.

5 meses atrás

Edgarc.San

Nesse caso, elefante rosa seria uma tipo de elefante ou está se referindo a cor do elefante? Se for a cor, a melhor tradução seria "elefante cor de rosa" tipo "A pantera cor de rosa" . Abraços!!!! :-)

3 meses atrás

JosRibeiro367169

O correto é "Elefantes Rosas".

1 mês atrás

JoaoTSMendes

as cores também mudam com os substantivo assim como no françes, o correto seria " os elefantes rosas "

3 semanas atrás

Dezo_
Mod

Na língua portuguesa, as cores que são substantivos e representam algo real, ao serem empregadas como adjetivos, são invariáveis, tanto em gênero, quanto em número. Só variam os adjetivos que existem apenas para representar a cor, como "alaranjado", "azul", "verde", "amarelo", "vermelho" etc. "Rosa" é uma cor que deriva do substantivo "rosa", a flor, portanto, permanece invariável:

  • Casa rosa
  • Casas rosa

O mesmo ocorre com "laranja" (fruta), "cinza" (cinzas do fogo), "violeta" (flor) etc.:

  • Casa laranja
  • Casas laranja
  • Carro cinza
  • Carros cinza
  • Vestido violeta
  • Vestidos violeta

Essa regra também se aplica ao francês, "orange", por exemplo, é invariável: Une maison orange; Des maisons orange. Contudo, em relação a "rose", a Académie Française diz que é variável, apesar de se encaixar nessa regra, em razão do uso consagrado, por isso "Des éléphants roses". Entretanto, em português, "rosa" não constitui uma exceção e permanece invariável.

3 semanas atrás

Vic.BR

Concordo com Dezo !

3 semanas atrás

Andrelbs

Quando seu mundo inteiro é desconstruído e vc descobre que algumas cores não concordam em número na sua própria língua nativa.

3 semanas atrás

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.