1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Hodiaŭ ni lernas kvar vortoj…

"Hodiaŭ ni lernas kvar vortojn en Esperanto."

Tradução:Hoje nós estamos aprendendo quatro palavras em esperanto.

May 15, 2018

8 Comentários


AdrianoGenovez

Entendo que o correto seria "Hoje nós aprendemos quatro palavras em Esperanto", que é a forma mais coloquial de se falar.


caiocastrov

Existe um problema com essa tradução. Ela tanto pode ser no tempo presente quanto no passado. Entretanto, a frase em Esperanto está necessariamente no presente. Por conta disso, para evitar confusões, creio que eles escolheram a melhor tradução possível.


GabriielahB123

Poderia ser "Hodiaŭ ni estas lernanta..."?


Celioluzverde

GabriielB123:

Poderia, sim, com a seguinte ressalva:

Hodiaŭ NI estas LERNANTAJ...", porque NI é plural, logo, LERNANTAJ, que também é plural.

LERNANTAJ funciona como uma qualidade do NI.

NI ESTAS VERDAJ = Nós somos verdes (qualidade)

NI ESTAS RAPIDAJ = Nós somos rápidos (qualidade)

NI ESTAS LACAJ = Nós ESTAMOS cansados (qualidade)

NI ESTAS LERNANTAJ = Nós estamos aprendendo.


dhiegov

Interessante o que eu acabei de pensar: Uma resposta como "Hoje nós aprendemos quatro palavras em Esperanto" pode significar uma ação passada, mas está tão próxima do presente, já que foi hoje que aprendemos, que não é colocada no passado em Esperanto. Talvez esteja viajando, mas me deixa meio fascinado eu não saber dizer se "Hoje nós aprendemos [...]" está no presente ou no passado.


caiocastrov

Este é um dos "problemas" da língua portuguesa: a ambiguidade. O verbo aprender possui a mesma conjugação em "nós" para o presente do indicativo e o pretérito perfeito, o que não acontece em Esperanto.


Celioluzverde

A ambiguidade é evitada, se dissermos:

"Hodiaŭ NI ESTAS LERNANTAJ kvar (novajn) vortojn en Esperanto." =

Hoje NÓS ESTAMOS APRENDENDO quatro palavras (novas) em esperanto.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.