1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Gatinhos são bonitos."

"Gatinhos são bonitos."

Tradução:Malgrandaj katoj estas belaj.

May 17, 2018

18 Comentários


[conta desativada]

    "Katidoj estas belaj" poderia ser uma tradução aceitável?


voidIndigo

    Eu acho que sim também, pois ido = filhote. Kato = gato, katido = filhote de gato, que chamamos de gatinho.

    A tradução que tem no cabeçalho é de gato pequeno (malgranda), e eu recebi uma correção de kateto (gato pequeno). Acho que todas são válidas.

    Reportei em 18.05.18.


JorgeSantos13

    Na verdade não, pelo que eu entendi ele fala Gatos pequenos. Então o correto e kafoj malgrandaj, que pode ser considerado Gatos pequenos ou Gatinhos.

    Me corrijam se eu estiver errado, por favor!

    Dankon


SidneyPraxedes

    Eu acho que sim. Katido = Kitty = Gatinho (Esperanto, inglês, português).


Celioluzverde

    CERTO, SidneyPraxedes.

    Katido = Kitty = Gatinho (Esperanto, inglês, português).


kakarloscoelho

    A altenativa está "Etaj katoj belaj" diferente da opção descrita aki no comentarios "Malgrandaj katoj estas belaj" o que significa "Etaj"?


SidneyPraxedes

    ET é sufixo que indica diminutivo.

    Ex. Dormi = Dormir; Dormeti = Cochilar; Hundo = Cachorro; Hundeto = Cachorrinho...


    [conta desativada]

      eta = malgranda


Celioluzverde

      kakarloscoelho:

      Você quis dizer:

      "Etaj katoj estas belaj" = "Malgrandaj katoj estas belaj" -- CORRETO!

      ET- significa diminutivo.

      ETA = PEQUENO, DIMINUTO.

      ETA é um adjetivo derivado de ET-.

      No plural é ETAJ.

      [Evite o uso do "internetês, pois aqui é um curso que objetiva exatamente o cultivo do idioma]

      Em vez de "aki no comentarios", seria preferível dizer:

      AQUI NOS COMENTÁRIOS.


gherlan_aires

      Etaj katoj belaj. Por que não tem o estas?


Celioluzverde

      Tem que ter o "estas", sim, gherlan:

      Etaj katoj estas belaj.


JoseDanteB

      Por que não se usa 'la' malgranda katoj?


voidIndigo

      O 'la' é o artigo definido. Assim, la malgrandaj katoj = OS gatos pequenos.


voidIndigo

      Se for por causa do ETA, é porque ETA significa pequeno. Se for por causa do J, é porque é plural.


Celioluzverde

      Por favor, Renata841992, leia minha resposta acima, ao kakarloscoelho.


neia547192

      2 resposta igual?


CelioFM

      DUOLINGO:

      Gatinhos são bonitos = Katetoj estas belaj.

      Gatos pequenos são bonitos = Malgrandaj katoj estas belaj.

      Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.