1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Bonan nokton, Sofia!"

"Bonan nokton, Sofia!"

Tradução:Boa noite, Sofia!

May 17, 2018

10 Comentários


kakarloscoelho

Bonan matenon! (Bom dia! Usado bem cedo, pela manhã até umas 10hs) Bonan tagon! (Bom dia e Boa Tarde, usado até a tardinha) Bonan vesperon! (Boa noite, mas quando você está chegando à noite) Bonan nokton! (Boa noite, mas quando você está indo dormir)


wesleysantos1993

Algumas expressões básicas:

Jes. – Sim. Ne. – Não. Saluton! – Olá! Kio estas via nomo? – Qual é seu nome? Mia nomo estas… – Meu nome é… Kiel vi fartas? – Como você está passando? Mi fartas bone. – Passo bem. Kion vi faras? – O que você faz? Kie vi loĝas? – Onde você mora? Kioma horo estas? – Que horas são? Ĉu vere? – De verdade? Konsentite! – De acordo! Mi ne komprenas. – Eu não entendo. Vi estas bela. – Você é bonito/a. Vi estas stultulo. – Você é um idiota. Kompatinda! – Coitado/a! Pluvas. – Está chovendo. Damne! – Maldição! Mi amas vin. – Eu te/vos amo. Dankon. – Obrigado/a. Nedankinde. – De nada. Ĝis! – Até!


.-MaJu-.

Quando usar "Bonan vesperon" e "Bonan nokton"? Tem um horário específico ou é a mesma coisa?


marcella3m

Também gostaria de saber! Igual em inglês "good evening" e "good night".


Leonardo_Nardiko

Nokton e Vesperon, qual a diferença?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon! Nokto =


doctor_smith

É como no inglês, ao que parece: vesperon pela tardizinha e anoitecer e nokton já na hora de dormir.


eugenio.ofs

Nokto = noite Vespero = tarde e início da noite


Alexiaalves

Qual a diferença entre o "bonan", "bona" e o "bone"?


GiselleLopes18

Bona é adjetivo (caracteriza o substantivo e significa bom, boa) e bone é advérbio (modifica verbo, adjetivo e outro advérbio e significa bem). Dizem que quando adiciona o "n" no final quer dizer que está no modo acusativo, mas ainda não sei sobre esse modo (ainda não cheguei nessa parte do duolingo)

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.