"Bonan matenon, kiel vi fartas?"

Tradução:Bom dia, como você vai?

5/17/2018, 11:44:31 PM

6 Comentários


kakarloscoelho

Bonan matenon! (Bom dia! Usado bem cedo, pela manhã até umas 10hs) Bonan tagon! (Bom dia e Boa Tarde, usado até a tardinha) Bonan vesperon! (Boa noite, mas quando você está chegando à noite) Bonan nokton! (Boa noite, mas quando você está indo dormir)

8/29/2018, 9:00:21 PM

.-MaJu-.

Qual é a diferença entre "bonan matenon" e "bonan tagon"?

5/17/2018, 11:44:31 PM

einNattel

"matenon" significa "manhã", enquanto que "tagon" parece um pouco de "tag" do alemão "dia". Então creio que a diferença é ter uma saudação que sirva para o dia todo (bonan tagon) e uma que só sirva no período da manhã (bonan matenon)

5/19/2018, 4:41:35 AM

bmBYbahV

Em português de portugal, "kiel vi fartas" tanto pode ser "como vai" como "como vais" dependendo de estarmos a usar um tratamento por "tu" ou por "você". No tratamento por "tu" o "tu" é dispensável Acho que o duolingo tem mais cara de "tu" do que de "você" (deve ser por causa da fonte do logo, redonda e não serifada, mas isso já é divagar). Não sei porque corrige o "Bom dia, como vais?" para "Bom dia, como vai?"

6/2/2018, 2:44:34 AM

luizvitorio

Reporte. No Brasil também usamos tanto o tu como você. Acho que isso vale para todos os falantes de português.

6/8/2018, 7:27:18 AM

bmBYbahV

ok

6/13/2018, 6:31:32 PM
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.