1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Bonan matenon, kiel vi farta…

"Bonan matenon, kiel vi fartas?"

Tradução:Bom dia, como você vai?

May 17, 2018

9 Comentários


kakarloscoelho

Bonan matenon! (Bom dia! Usado bem cedo, pela manhã até umas 10hs) Bonan tagon! (Bom dia e Boa Tarde, usado até a tardinha) Bonan vesperon! (Boa noite, mas quando você está chegando à noite) Bonan nokton! (Boa noite, mas quando você está indo dormir)


.-MaJu-.

Qual é a diferença entre "bonan matenon" e "bonan tagon"?


einNattel

"matenon" significa "manhã", enquanto que "tagon" parece um pouco de "tag" do alemão "dia". Então creio que a diferença é ter uma saudação que sirva para o dia todo (bonan tagon) e uma que só sirva no período da manhã (bonan matenon)


FabioIn

PERGUNTA:

  • Bonan vesperon, kiel vi fartas?

CERTO:

  • Boa noite, como é que você vai?

PERGUNTA:

  • Bonan matenon, kiel vi fartas?

ERRADO:

  • Bom dia, como é que você vai?

CERTO:

  • Bom dia, como você vai?

?!? EM UMA RESPOSTA SÓ MUDA O PERÍODO DO DIA E PASSA A ESTAR ERRADO?!?


bmBYbahV

Em português de portugal, "kiel vi fartas" tanto pode ser "como vai" como "como vais" dependendo de estarmos a usar um tratamento por "tu" ou por "você". No tratamento por "tu" o "tu" é dispensável Acho que o duolingo tem mais cara de "tu" do que de "você" (deve ser por causa da fonte do logo, redonda e não serifada, mas isso já é divagar). Não sei porque corrige o "Bom dia, como vais?" para "Bom dia, como vai?"


luizvitorio

Reporte. No Brasil também usamos tanto o tu como você. Acho que isso vale para todos os falantes de português.


Pedro525685

Man "boa manhã, como vai você?" é diferente de "boa manhã, como você vai?", Enquanto o primeiro pode ser trocado por "...como você está?" O segundo se entede como "...como você vai (chegar lá [meio de transporte subentendido])


Dan102102

Respondi depois das 10. Então era pra ser bonan tagon KKK

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.