"Boa noite, Sofia!"

Tradução:Bonan nokton, Sofia!

May 22, 2018

6 Comentários


TayAraujo

qual a diferença entre nokto e nokton? E entre vesperon e vesperoj?

May 23, 2018

Marcionilo.

Nokto = Noite/Uma noite. Nokton = Expressão com caso de acusativo. Mas o quê é esse caso de acusativo? É algo para indicar qual o objeto direto das sentenças no Esperanto, já que nessa língua nós não temos a regra SVO (sujeito-verbo-objeto), como no português: Mi deziras "bonan nokton"/Bonan nokton mi deziras/ Mi bonan nokton deziras. Nos três exemplos anteriores, nos temos: o sujeito= Mi, Deziras= Verbo transitivo direto, "bonan nokton"= objeto direto do verbo "deziri", por isso recebe a terminação N no final do adjetivo e do substantivo. Assim quando dizemos "Bonan nokton", usamos o acusativo (n no final das palavras), porque subtende-se que estamos dizendo "Eu te desejo uma boa noite". Entendeu?

May 23, 2018

andreceara

Bonan vesperon, também está certo?

May 22, 2018

Marcionilo.

Sim, desde que seja para chegada. Assim como no inglês, o Esperanto tem as formas "Bonan vesperon" (Boa tarde/Boa noite -ao chegar-), e "Bonan nokton" (ao se despedir).

May 22, 2018

andreceara

É porque o Duolingo não aceitou Bonan vesperon.

May 24, 2018

luizvitorio

Reporte.

June 6, 2018
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.