1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Bom dia e bem-vindo!"

"Bom dia e bem-vindo!"

Tradução:Bonan tagon kaj bonvenon!

May 23, 2018

4 Comentários


TayAraujo

Alguém sabe me explicar quando se usa bonan, bone e bona?


Marcionilo.

Bonan (com acusativo) -te expliquei sobre numa pergunta anterior-. Bone (advérbio derivado, por isso termina em "e"). Mi kuras rapide. Eu corro rápido/rapidamente. Bona (adjetivo), no caso acompanhará o um nome. Li estas bona viro. Ele é um bom homem/um homem bom.


frnandoh

Bonan é a palavra bona mais o acusativo. Bona é adjetivo pois termina em "a" e significa "bom, boa". No verbo "esti" (estar) não se usa acusativo, mas em muitos outros sim.

Ex:

Mi estas bona lernanto. Eu sou um bom aluno. ("bona" concorda com "Mi" que não usa acusativo quando o verbo "esti/ser" é usado).

Mi havas bonan lernanton. Eu tenho um bom aluno. ("bonan" concorda com "lernanton" que faz uso do acusativo por exigência do verbo "havi/ter" de destacar o objeto direto.

Explicações gramaticais técnicas, favor procurar um professor.

Havu bonan studojn!


Petro567472

Uma pergunta não técnica Bonan matenon não é bom dia? Então porque não aceitou?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.