"Ĉu mi povas lavi miajn vestaĵojn kaj litotukojn ĉe vi?"

Tradução:Poderia eu lavar minhas roupas e lençóis na sua casa?

May 24, 2018

5 Comentários


ZeroniSantos

"Poderia eu" não me parece natural, na verdade nunca ouvi nem li essa contrução em português e sim "Eu poderia". Apenas uma constatação, pois eu não ter ouvido ou não ter lido não significa que não possa ser usado.

May 24, 2018

bmBYbahV

Em pt pt "poderia eu" é uma maneira formal e delicada de fazer a pergunta, não é nada pouco natural.

"Eu poderia" é uma afirmação;

"Poderia eu" é uma pergunta.

O que em pt pt não soaria bem, seria pedir um favor, sob a forma de uma pergunta, começando por "Eu".

(esquisitices do português europeu, a gente tenta disfarçar o ego quando faz perguntas, e então com pedidos de favores, há quem recorra ao uso de diminutivos, tipo "roupinhas" e "lençolinhos", para disfarçar o tamanho, não vá o pedido ser negado, por falta de humildade)

Mas eu sei que o pt br é diferente.

De maneira informal, em pt pt, diríamos:

"Posso lavar as minhas roupas e lençóis em tua casa?"

que, embora possa parecer brusco a ouvidos menos acostumados, é uma excelente maneira de poupar tempo e processamento mental aos amigos.

(na verdade, discriminar roupas e lençóis já é informação a mais, idealmente seria mesmo "umas roupas", e se não quisermos parecer assim muito arrogantes, enfiamos um "Será que", um "É pá", um "Meu", ou mais adequado vocativo, a preceder a frase)

Como é bem menos provável, sermos obrigados a fazer um pedido destes, assim inusitado, a quem quer que tenhamos de tratar por você, é essa a forma mais natural de traduzir a frase em pt pt.

Infelizmente, não está a validar.

August 6, 2018

mr47gs

O verbo "povas" está no presente, por que o programa considera correto a resposta com "poderia"?

February 11, 2019

eugenio.ofs

Pacon kaj bonon! Traduzir Ĉe vi por Na sua casa, é uma tradução mais ampla

November 20, 2018

Biagio.Barbosa

A supressão do sujeita deveria ser aceita: "Poderia lavar minhas..."

May 12, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.