1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "A Sofia mora na Austrália."

"A Sofia mora na Austrália."

Tradução:Sofia loĝas en Aŭstralio.

May 25, 2018

28 Comentários


RCS94

"el" é usado para quando se remete a origem? Como o "From" do Inglês, certo?


Celioluzverde

Sim, RCS94, extamente como o "from" do Inglês, mas não consta "el" na frase a ser traduzida.


DinizGrace

No meu teclado não aparece outra opção de acento...


VilmaraHP

Vai na playstore e baixa o teclado do google "gboard" ai ele dá para colocar em Esperanto também


[conta desativada]

    O artigo "la" é usado apenas com pessoas, como nos exemplos, "La virino laboras en Usono" ou "La viro estas bone"? Está correto dizer "Sofia loĝas en la Aŭstralio? As duas maneiras estão corretas ou não? Desde já, obrigado!


    [conta desativada]

      Em nome próprio não se usa artigo.


lemari803972

      Como colocar no Android essas opções de acento?


Celioluzverde

      O correto é

      La viro estas BONA.

      Sofia loĝas EN AŬSTRALIO.

      La virino laboras en Usono.


JefersonSa896324

      No meu android não possui a opção esperanto na barra de linguagêns, como fazer para por os acentos ?


eugenio.ofs

      Pacon kaj bonon!

      pode marcar com x mi logxas en Palestino.


Tat346230

      Boa pergunta ...estou na mesma.


Tat346230

      Gente como pronunciar o "Australio " ? Acho que estou ouvindo um r no lugar do l.


CelioFM

      Tat346230:

      Aŭstralio se pronuncia aŭs - tra - LÍ - o.

      Em E-o, as letras nunca mudam de som: L é sempre L.


neia547192

      Não tem como colocar um acento de cabeça pra baixo na Austrália


CelioFM

      neia547192:

      Você pode usar "ux" em vez de "ŭ".

      Ou, melhor ainda, pode usar o site

      https://esperanto.typeit.org/

      e digitar, copiar e colar.


luizbills

      Procura as configurações do seu teclado e adiciona o idioma esperanto


Agatha982092

      Eu nao consigo colocar um idioma no meu teclado que apareça os acentos para colocar nas frases.


walteraria11

      "Sofia loĝas en el Aŭstralio." tá errado pq nome próprio não tem artigo, né?


CelioFM

      Sim, Walter:

      Está errado, porque nome próprio não deve ser precedido de artigo em E-o.

      [ EL não é artigo; é preposição ]


VilmaraHP

      Porque esta errado colocar La Sofia ?


Celioluzverde

      VilmaraHP:

      Está errado porque em Esperanto não é permitido usar artigo antes de nomes próprios.


VilmaraHP

      Gente para quem disse que o teclado nao possui acento, vai na playstore e baixa o teclado do Google, se chama "gboard" com esse teclado basta ir nas confirguracoes do celular e colocar para multiplos idiomas, aasim dá para deixar o teclado em português e em esperanto.


MARIAJOSDI114232

      COMO COLOCAR OS ACENTOS???


Cleverton656670

      Não consigo colocar acentuação nas consoantes em meu teclado e da como errado


eugenio.ofs

      Pacon kaj bonon!

      Uma forma aceita é usar o X.

      Cxu vi komprenas?


Celioluzverde

      Cleverton656670:

      Use o site

      https://esperanto.typeit.org/

      É só copiar e colar.

      Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.