1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Iliaj gepatroj venas el Uson…

"Iliaj gepatroj venas el Usono."

Tradução:Os pais deles vêm dos Estados Unidos.

May 27, 2018

15 Comentários


CosmopolitaPF1

Quando se usa "de" e quando se usa "el"


BrunoA.L.

CosmopolitaPF1, não sei, mas antes de ler sua pergunta, estava na paz de nunca ter pensado nisso... :/


Raposinas

A tradução deveria ser "deles" ao invés de "seus" Seus parece "viaj"


Marcionilo.

Você tem razão. Nós estamos deixando as traduções com "dele/deles/dela/delas" como prioridade para evitar essa ambiguidade a que te referiste.


DivinoMart

Afinal, "iliaj" significa "deles" ou "vossos"?


Marcionilo.

Iliaj = deles/delas Viaj = teus/seus/vossos.


Murilo107902

a tradução "certa" está como sendo " Os VOSSOS pais vêm dos EUA ', por quê está errado "Os pais DELAS vêm dos EUA" ? E qual é a diferença entre Illia e Illiaj?


Marcionilo.

A respeito da tradução correta, deve ter tido algum erro, pois todas as opções mencionadas são válidas.

A diferença de ilia e iliaj é a seguinte: Imagine uma situação na qual estivéssemos falando sobre o pai de dois irmãos: ilia patro estas Johano. (O pai deles/delas é Johano); Iliaj gepatroj (Os pais deles/delas é Johano). A alternância entre ilia e iliaj é se o que segue trata-se de singular ou plural.

Ilia Kato estas bela (o gato deles/delas é belo) um gato.

Iliaj katoj estas belaj. (Os gatos deles/delas são belos).

Entendeu?


mauro730

Usei a opção "estão vindo" e não aceitou..


joaBRsouza

Respondi assim "Os pais deles estão vindo dos Estados Unidos." e aceitou.

Percebi que, às vezes, a gente erra um detalhe e o sistema considera incorreto (tipo "Os pais dele estão vindo"...)


bruno.gued

Obrigado esclareceu ja minha divida


BrunoA.L.

Não aceitou "Os pais delas...".


BrunoA.L.

Entre a primeira e a segunda palavras é dito um "e".


verdemuitoperto

o que eu nao peguei ainda é a diferença de gepatro e gepatroj. gepatro não se refere a pais?


PedryivaHe

Não, ele se refere a pais e não há país.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.