1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mi portas ŝtrumpetojn, ne ŝt…

"Mi portas ŝtrumpetojn, ne ŝtrumpojn."

Tradução:Eu uso meias curtas, não meias longas.

May 27, 2018

12 Comentários


luizfelippew

Num exercício anterior, a tradução de "Strumpojn" era só "meias", não meias longas.


Poxmile

Nao entendi isso também


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon!

No Brasil não fazemos distinção entre meias e meias longas, assim há esta ambivalência de tradução.

Geralmente strumpeto são as meias que nós usamos no cotidiano, strumpo seriam meia de cano longo.


Poxmile

Por que sxtrumpetojn significa meias curtas? Eto é um sufixo que significa curto?


eugenio.ofs

Pacon kaj bonon! -et-

Diminutivo; muito pequeno; muito fraco.

varma, quente; varmeta, morno/a


Celioluzverde

Poxmile:

O sufixo ET passa a IDEIA de diminutivo.

É preciso PENSAR DIRETAMENTE EM ESPERANTO.

ŜTRUMPO = meia (grande)

ŜTRUMPETO = meia pequena


Celioluzverde

"Mi VESTAS ŝtrumpetojn, ne ŝtrumpojn."

Eu uso meias curtas, não meias longas.


TSilva930533

''Eu uso meias curtas não meias compridas.'' também devia validar...


eugenio.ofs

Meia longa não é um termo corriqueiro


eu_ogabriel

Mas nesse caso é uma palavra que existe em esperanto e não existe em português, então corriqueira ou não, é o que é. Ŝtrumpoj são meias longas.


LucioInacio

Meias longas e meias compridas tem o mesmo sentido. Sim, tem!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.