"Muson kaptis kato."

Tradução:Um gato pegou um rato.

May 29, 2018

12 Comentários
Esta conversa está trancada.


Terhundo

Essa frase está na sessão "advérbios". Não deveria estar aqui, mas em "acusativo"


MatheusFel35

não entendi, "muson" não é o sujeito e "kato" o objeto? Não seria o contrário então: "um rato pegou um gato"?


Luciola2021

Concordo com você Matheus... também não entendi. Pra mim a frase traduzida seria - Um rato capturou um gato.


GuilhermeG132907

Exatamente, vim aqui com essa mesma dúvida


NunoRafael13

Não

Muson tem o N portanto está no acusativo, i.e. é o complemento direto do verbo.

Kato não tem N portanto é o sujeito.

O acusativo leva um N para que a ordem das palavras possa ser mexida. Assim o Esperanto garante que a ordem não seja importante.

O autor quis fazer uso dessa particularidade para acentuar isso mesmo. Os seguintes exemplos são válidos e equivalentes:
- Kato kaptis muson
- Muson kaptis kato
- Kato muson kaptis


CeciSodero

Isso ficou confuso


NunoRafael13

Os exemplos ou a explicação?

Em alemão é igual. Também se identifica o acusativo com N e pode fazer-se o mesmo a essas frases.


CeciSodero

Oi, grata pela resposta, achei confuso as duas coisas, mas quando você falou no alemão, eu consegui entender tanto a explicação quanto o exemplo


bmBYbahV

Opções nas dicas de tradução:

"pegou" | "pescaram" | "pegaste"

("pescaram"?!)

Em pt pt "pegar" é só o acto de segurar em alguma coisa com a mão. Os ratos são de sobremaneira fugidios. Demasiado para serem simplesmente "pegados".

E já agora, em pt pt, não se pega coisas, pega-se nelas.

Para usar o "pegar" teria de ser "Um gato pegou num rato".

É o que acontece aos ratos mortos se os gatos os encontrarem. Se já estiverem estragados servem de brinquedo.

Por isso,

"Um gato apanhou um rato",

"Um gato agarrou um rato",

e "Um gato caçou um rato"

deveriam todas validar.


bmBYbahV

Hum, descobri que existe a hipótese do "capturou".

Melhor assim.


Christiane480041

Em português, como não tem caso, a ordem das palavras na frase importa muito. Em esperanto, o objeto termina em "n". Portanto "muson" é o objeto, estão "o gato pegou o rato" ; )


Christiane480041

"Kapti" é traduzido várias vezes como "capturar", mas desta vez não foi aceita essa tradução : (

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.